sexta-feira, 28 de maio de 2021

Palpites para o Campeonato Brasileiro 2021

Imagem extraída de www.facebook.com/brasileirao



Começa amanha o Campeonato Brasileiro 2021. Eu, originalmente, publicaria este texto amanhã mas dedicarei todo o sábado à final da Champions League e, em virtude disto, optei por antecipar a publicação para hoje.

Os vinte times lutarão em 38 longas rodadas por objetivos distintos: há os que brigarão pelo troféu, os que têm a vaga para a Libertadores em mente, os que desejam a Sulamericana e os que a mera permanência na Série A já seria um grande prêmio.

Não será fácil conseguir algo na competição, afinal os times milionários elevaram bastante o nível da competição e o velho truque de "jogar pelo regulamento" não tem sido mais suficiente para garantir os resultados no campeonato.

Farei breves análises das equipes e darei palpites para a posição em que os times terminarão na tabela. Será que seu clube preferido vai se dar bem em 2021?



1-GRÊMIO: o Grêmio fez uma campanha apenas razoável em 2020 e ainda foi eliminado nos playoffs da Libertadores. Há, no entanto, males que vêm para o bem e o Imortal poderá concentrar suas forças quase que totalmente no Brasileirão. O elenco é bom, suficiente para dividir as atenções com as outras duas competições (Sulamericana e Copa do Brasil) e ainda há os reforços de peso -Rafinha e Douglas Costa.

Destaque: Diego Souza (meia/atacante)

Técnico: Tiago Nunes

Posição em 2020:

Expectativa: briga pelo título

Palpite: 1º lugar



2- PALMEIRAS: o Verdão brigaria fácil pelo título graças ao elenco robusto, mas clube e treinador declararam abertamente que irão priorizar a Libertadores, o que significa que o Palmeiras deverá abrir mão do Brasileirão em algumas rodadas. Ademais, o time ainda não anunciou reforços e o esquema de Abel Ferreira já está se tornando manjado pelos rivais.

Destaque: Gustavo Gómez (zagueiro)

Técnico: Abel Ferreira

Posição em 2020: 7º

Expectativa: briga pelo título

Palpite: 2º lugar



3- ATLÉTICO MINEIRO: o Galo já contava com um elenco forte e está ainda mais vistoso com as vindas do treinador Cuca e também de Hulk e Nacho. Resta saber como o clube irá lidar com as questões internas visto que, mesmo com o grupo estrelado, houve reclamações de salários atrasados em 2020, além do excesso de expectativa que atrapalhou o time nos momentos mais decisivos.

Destaque: Hulk (atacante)

Técnico: Cuca

Posição em 2020: 3º

Expectativa: briga pelo título

Palpite: 3º lugar



4- FLAMENGO: o principal desafio do Flamengo é lidar com a expectativa criada após a boa campanha de 2019. O clube vem sofrendo muitas cobranças (internas e externas) e isto tem atrapalhado o desempenho da equipe. Ademais, o treinador Rogério Ceni vem tomando muitas decisões contestáveis durante as partidas.

Destaque: Giorgian De Arrascaeta (meia)

Técnico: Rogério Ceni

Posição em 2020: 1º

Expectativa: briga pelo título

Palpite: 4º lugar



5- SÃO PAULO: o Tricolor chega empolgado com o fim do jejum de títulos e com o futebol empolgante de Hernán Crespo. O grupo, porém, é apenas "suficiente" para a temporada apesar dos reforços, o clube está bastante endividado e há o risco dos jogadores se lesionarem pela ausência de férias.

Destaque: Martín Benítez (meia)

Técnico: Hernán Crespo

Posição em 2020: 4º

Expectativa: Libertadores

Palpite: 5º lugar



6- INTERNACIONAL: o Colorado quase chegou lá em 2020 mas acabou derrapando nas rodadas finais. Para a temporada atual, o grupo é praticamente o mesmo do ano passado e conta com o badalado treinador Miguel Ángel Ramírez, mas o desempenho inicial ainda não empolgou.

Destaque: Taison (meia/atacante)

Técnico: Miguel Ángel Ramírez

Posição em 2020: 2º

Expectativa: Libertadores

Palpite: 6º lugar



7- FLUMINENSE: o Flu tem feito jus ao apelido "Time de Guerreiros", afinal apresentou um desempenho muito acima do esperado no Campeonato Carioca e também na fase de grupo da Libertadores apesar dos poucos recursos. O elenco curto e as dívidas podem pesar durante o Brasileirão, sobretudo quando a temporada chegar ao seu clímax, mas é permitido sonhar com uma nova vaga para a competição continental.

Destaque: Fred (atacante)

Técnico: Roger Machado

Posição em 2020: 5º

Expectativa: Libertadores

Palpite: 7º lugar



8- CORINTHIANS: o Timão começou a temporada com muitos problemas incluindo as dívidas, a campanha irregular na Copa do Brasil, a desclassificação na Sulamericana e a falta de perspectivas por reforços. O elenco seria suficiente para brigar, ao menos, por uma vaga na Libertadores mas o futebol não vem empolgando e ainda é um mistério como o time irá evoluir sob a batuta do recém-contratado treinador Sylvinho.

Destaque: Luan (meia/atacante)

Técnico: Sylvinho

Posição em 2020: 12º

Expectativa: Libertadores

Palpite: 8º lugar



9- RED BULL BRAGANTINO: a Massa Bruta fez uma campanha muito acima do esperado em 2020 e o time de Bragança parece pronto para voos mais altos. O elenco ainda não aparenta ter poder de decisão para os troféus mas é possível sonhar com uma vaga na Libertadores.

Destaque: Claudinho (meia)

Técnico: Maurício Barbieri

Posição em 2020: 10º

Expectativa: Libertadores

Palpite: 9º lugar



10- ATHLETICO PARANAENSE: o Furacão chega sem a força de 2018 ou 2019 mas ainda promete  dar trabalho aos concorrentes. A equipe possui um elenco apenas razoável mas suficiente para brigar, ao menos, por uma vaga na Libertadores.

Destaque: Santos (goleiro)

Técnico: António Oliveira

Posição em 2020: 9º

Expectativa: Libertadores

Palpite: 10º lugar



11- CEARÁ: o Vozão manteve boa parte de seu elenco, incluindo o meia-atacante Vina e o treinador Guto Ferreira. Repetir a campanha de 2020 estará de bom tamanho para o Ceará, que até pode sonhar com Libertadores mas, sob um ponto de vista mais realista, deve brigar por Sulamericana novamente. 

Destaque: Vina (meia/atacante)

Técnico: Guto Ferreira

Posição em 2020: 11º

Expectativa: Sulamericana

Palpite: 11º lugar



12- BAHIA: o Bahia foi considerado um "exemplo de gestão" por jornalistas há pouco tempo atrás mas a execução do projeto acabou não correspondendo às expectativas. Será difícil repetir as temporadas 2018 e 2019 quando o Tricolor chegou a brigar por Libertadores e o meio da tabela deve estar de bom tamanho para o clube.

Destaque: Gilberto (atacante)

Técnico: Dado Cavalcanti

Posição em 2020: 14º

Expectativa: Sulamericana

Palpite: 12º lugar



13- SPORT: o Leão brigou para não cair em 2020. A expectativa para 2021 é um pouco melhor com a vinda de alguns reforços de renome como Tréllez, Neilton e André. Não dá para sonhar muito alto, mas uma vaga na Sulamericana é um objetivo palpável

Destaque: Thiago Neves (meia)

Técnico: Umberto Louser

Posição em 2020: 15º

Expectativa: Sulamericana

Palpite: 13º lugar



14- SANTOS: o Peixe deu mostras de que a temporada deve ser complicada em 2021. O clube precisou vender suas estrelas (Soteldo, Pituca e Lucas Veríssimo), as dívidas estão muito altas, a crise política abalou a instituição e o elenco é limitado. Os reflexos se deram em campo com o time eliminado na fase de grupos da Libertadores e brigando contra o rebaixamento no Paulistão. O Santos só não deve brigar contra o descenso porque há concorrentes em pior situação.

Destaque: Marinho (atacante)

Técnico: Fernando Diniz

Posição em 2020: 8º

Expectativa: Sulamericana

Palpite: 14º lugar



15- FORTALEZA: o Leão do Pici sofreu um duro golpe ainda em 2020 com a saída do treinador Rogério Ceni. O clube, que até sonhou com Libertadores, acabou brigando para não cair na segunda metade do campeonato. As expectativas para 2021 não são muito melhores para os cearenses.

Destaque: Wellington Paulista (atacante)

Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Posição em 2020: 16º

Expectativa: Fugir do Rebaixamento

Palpite: 15º lugar



16- ATLÉTICO GOIANIENSE: repetir a surpreendente campanha de 2020 está fora de questão. O Dragão perdeu muitos jogadores importantes como o goleiro Jean e o meia Chico, o que torna a missão do Atlético ainda mais difícil. Ficar na Série A para 2022 estará de ótimo tamanho para os goianos.

Destaque: Marlon Freitas (meia)

Técnico: Eduardo Barroca

Posição em 2020: 13º

Expectativa: Fugir do Rebaixamento

Palpite: 16º lugar



17- AMÉRICA MINEIRO: o Coelho retorna à Série A após dois anos de ausência e o objetivo principal é permanecer na elite do futebol. O América conta com um elenco razoável e já deu mostras de que pode surpreender mas terá de se desdobrar em campo diante de rivais com mais recursos.

Destaque: Ademir (meia)

Técnico: Lisca Doido

Posição em 2020: 2º da Série B (promovido)

Expectativa: Fugir do Rebaixamento

Palpite: 17º lugar



18- CHAPECOENSE: de volta à elite após um ano na Série B, a Chape precisa evitar um novo descenso. O elenco, que já foi sensação durante outros anos, está longe de ser competitivo como o de temporadas anteriores e o clube terá de se esforçar para evitar uma nova queda. E, para piorar, o time começa a competição sem treinador efetivo.

Destaque: Geuvânio (atacante)

Técnico: Felipe Endres (interino)

Posição em 2020: 1º da Série B (promovido)

Expectativa: Fugir do Rebaixamento

Palpite: 18º lugar



19- JUVENTUDE: a Ju retorna à Série A após quatorze anos de ausência. As expectativas não são muito boas para o clube dada as limitações financeiras e técnicas. Os gaúchos apostam em Chico, que foi destaque em 2020 pelo Atlético Goianienese.

Destaque: Chico (meia)

Técnico: Marquinhos Santos

Posição em 2020: 3º da Série B (promovido)

Expectativa: Fugir do Rebaixamento

Palpite: 19º lugar



20- CUIABÁ: o Dourado estreia na elite do futebol e o objetivo é permanecer. O clube mato-grossense contratou um pacotão de reforços oriundo do Corinthians -Clayson, Walter e Jonathan Cafú. A expectativa, porém, é pouco animadora para os estreantes.

Destaque: Walter (goleiro)

Técnico: Alberto Valentim

Posição em 2020: 4º da Série B (promovido)

Expectativa: Fugir do Rebaixamento

Palpite: 20º lugar




Nenhum comentário:

Postar um comentário