domingo, 24 de janeiro de 2021

Corrida no CEPEUSP




2005. Três amigos -dois rapazes e uma garota- passaram a utilizar os finais de tarde das terças e quintas-feiras para correrem no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, o CEPEUSP. Eles me convidaram para experimentar e, após alguma insistência, eu aceitei.

Lembro de ter ido em três ocasiões. Saíamos da aula de biologia molecular que acontecia durante as tardes de terça e quinta-feira e rumávamos para o CEPEUSP. Nos encontrávamos em uma pequena trilha de 1km de extensão onde os frequentadores do clube correm.

Não havia me programado para correr na primeira vez. Nem havia trazido shorts ou calçados apropriados para a prática. Acho que eu até estava de calça jeans na ocasião... Óbvio que não aguentei nem metade do percurso. Acho que desisti nos 300m. Pudera! Há anos eu não praticava alguma atividade física.

Voltei na semana seguinte. Desta vez eu trouxe shorts e fui melhor preparado. Mas você não readquire sua forma física em tão pouco tempo e, novamente, não aguentei muito -acho que parei nos 500m desta vez. Meus dois amigos me levantaram e me fizeram correr até o final da trilha. Com muito custo, dei a volta no restante do percurso de 1km, quase me arrastando.






Foi uma última vez, acredito que na mesma semana. Aguentei um pouco mais -desta vez eu desisti nos 600m. Fui até o final do percurso, mas fui andando lentamente. Lembro de ter encontrado um amigo de cursinho na ocasião e conversamos um pouco antes de eu ir embora.

Não lembro de ter ido em mais ocasiões. Meus amigos também foram desistindo aos poucos. Estávamos no ápice da graduação com muitas disciplinas e provas para realizar. Ademais, a maioria dos colegas já estava engajada em transferir as aulas para o período noturno e buscar emprego.

Eu mesmo não gostei muito de correr. Valeu a intenção dos meus amigos para me tirar um pouco do comodismo mas não foi o tipo de esporte que me senti à vontade em praticar. Foi muito legal a parte de conhecer melhor os colegas fora da sala de aula, algo que eu raramente tive oportunidade, mas a experiência não foi das melhores para mim. Quem sabe se eu tivesse o empenho ou a determinação de meus companheiros nas pistas.

Eu, aliás, nunca mais conversei a respeito das corridas com meus três amigos. Dois deles haviam passado suas disciplinas para o período noturno e perdemos um pouco o contato durante aquele ano. A colega acho que ainda conviveu mais um semestre comigo mas acho que nunca mais toquei no assunto com ela -quase sempre só falávamos a respeito de futebol quando conversávamos.

A experiência de correr não foi muito memorável. Não tinha tanto interesse em esportes na ocasião e reconheço que não fui de tanta boa vontade. Hoje talvez as coisas fossem bem diferentes e eu provavelmente demonstraria mais empenho visto que mudei a minha mentalidade de 2005 pra cá.







Nenhum comentário:

Postar um comentário