sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Retrospectiva 2020: Entrevistas




Este será o nosso penúltimo post de retrospectiva do turbulento ano de 2020. E fiz questão dedicar um texto para as entrevistas, a grande novidade do Farma Football durante o período e que foram um grande sucesso.

Era fevereiro quando comecei a planejar algumas novidades para o blog como eu mencionei no post de quarta-feira. Aproveitei que o Dia da Mulher seria celebrado em março e decidi que nossa primeira entrevista seria a respeito do futebol feminino.

Elaborei, então, as perguntas que seriam realizadas às entrevistadas. Eu, em princípio, considerei realizar uma entrevista propriamente dita na forma de diálogo, mas optei pelo modelo de formulário por sugestão das próprias entrevistadas. E, acreditem, foi uma ideia excelente visto que as pessoas podem responder quando lhes for mais conveniente e o autor tem muito mais facilidade para transcrever as respostas.

Houve algumas pequenas dificuldades no processo mas nada que estressasse o autor ou atrapalhasse o andamento do post. Tudo transcorreu sem grandes problemas e pude entregar o texto no dia quando eu havia planejado, 8 de março, o Dia da Mulher.

O resultado foi o mais empolgante possível. Foi o post mais acessado e compartilhado de 2020 como revelei na quarta-feira. Comecei a planejar novas entrevistas mas acabei engavetando a ideia juntamente com a paralisação do blog em virtude da pandemia.






Quando o blog retomou as suas atividades em julho, eu desengavetei a ideia das entrevistas. Perguntei em meu Instagram pessoal qual assunto que os leitores e as leitoras gostariam de ler. E o handebol acabou sendo o tema escolhido.

Utilizei novamente o formulário para a realização das entrevistas. Com a experiência anterior, eu sabia como selecionar mais candidatos e elaborar perguntas mais abrangentes. Como resultado, pude entrevistar mais pessoas entre praticantes e ex-praticantes de handebol pela universidade -saltamos de dois para cinco ouvidos.

Os meses que se passaram, porém, foram cruéis com o autor. Elaborei novas ideias para entrevistas mas os problemas que mencionei em posts anteriores impediram que eu levasse tudo adiante. Acabei postergando tudo para 2021.

Foi um pouco trabalhoso fazer as entrevistas, reconheço, mas a gratificação compensou. Não apenas pelas visualizações e compartilhamentos, mas foi realmente prazeroso conhecer melhor as pessoas, o as modalidades esportivas e ver a satisfação demonstrada pelos entrevistados após o resultado final.

Tenho algumas entrevistas no forno para 2021. Eu estava desanimado para levá-las adiante mas lembrar do sucesso que foram as duas primeiras me motivou a tirar os textos da gaveta.

Aguardem mais novidades sobre este assunto!







Nenhum comentário:

Postar um comentário