segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Especial de Férias: Surfando no Frio de Itanhaém

O céu denuncia: estava bastante frio neste dia!



Olá, leitoras e leitores!

Mês de janeiro é sinônimo de férias escolares e, portanto, época de aproveitar o tempo livre, relaxar e, claro, viajar. Infelizmente, a pandemia limitou as opções de férias neste início de 2021 e foram poucos os que tiveram o privilégio de sair de suas respectivas cidades.

Pensei em alguma forma criativa de tentar entreter as leitoras e os leitores neste cenário tão melancólico e sugeri em meu Instagram pessoal escrever uma série de textos a respeito de minhas viagens e, claro, relatar minhas práticas esportivas (ou tentativas, melhor escrevendo) durante meus passeios. A maioria dos meus seguidores concordou com a ideia e publicarei a partir de hoje uma série de cinco postagens contando a respeito de algumas viagens realizadas pelo blogueiro. Espero que gostem!

No ano de 2011 eu viajei pela primeira vez com meus amigos da faculdade. Pois é, sempre fui uma pessoa bastante fechada e, além disso, não tinha dinheiro para bancar as despesas de um passeio durante os meus anos de graduação. Apenas quando ingressei na pós-graduação eu tive condições de custear tais prazeres.

Recebi um convite de um amigo para passarmos um final de semana em Itanhaém, cidade localizada no litoral sul do Estado de São Paulo. Sairíamos sexta-feira à noite e voltaríamos ao domingo pela tarde. Fizemos algumas compras, jantamos na casa do meu colega e rumamos à praia. Para quem reside na capital paulista sabe que um deslocamento até o mar é extremamente demorado em virtude dos congestionamentos, sobretudo durante os finais de semana. Passamos horas na Rodovia dos Imigrantes até chegarmos ao nosso destino.






A noite quando chegamos foi, digamos, inesquecível! Meus amigos, quase todos bêbados, estavam aprontando horrores! Eu tive dificuldade até de tomar um banho naquele cenário! Não obstante, os colegas estavam passando trotes telefônicos aos companheiros em plena madrugada! Acho que só consegui dormir por volta das quatro da manhã.

Fomos à praia no dia seguinte, mas o clima não estava muito favorável para um banho de mar. Estava  frio, algo abaixo dos 18°C, mas meus amigos estavam dispostos a aproveitar a praia mesmo assim. Eles até haviam trazido pranchas de surfe.

Eu, inicialmente, só fiquei filmando meus amigos pegando algumas ondas. Após muita resistência, eu tive coragem de pôr os pés no mar e, acreditem, a água estava quente e agradável. Era estranho demais um clima tão frio e um oceano tão cálido.

Tomei coragem e me arrisquei a surfar um pouco. Obviamente, não consegui ficar mais do que alguns segundos em pé sobre a prancha. Fui duas ou três vezes e desisti. Meu negócio era filmar mesmo. Ficamos mais um pouco na praia e voltamos para a casa onde estávamos hospedados. Não me animei muito em passear na cidade naquele frio.






Fizemos um churrasco ao sábado à noite e aproveitamos ao máximo a nossa última noite em Itanhaém. Lembro que um dos amigos que sofreu o trote telefônico durante a madrugada anterior apareceu com mais carne e se juntou a nós.

Fomos embora na manhã seguinte, pouco antes da hora do almoço. O sol, ironicamente, apareceu justamente no domingo quando estávamos saindo da cidade. O dia estava lindo mas precisávamos voltar a São Paulo para evitar o trânsito e nos prepararmos para mais uma semana de trabalho.

A experiência de surfar foi divertida apesar de não ter aproveitado muito. Pude conhecer um pouco mais a respeito do esporte e quebrar alguns estereótipos que eu tinha com relação à modalidade. Até hoje, aliás, não consigo entender por que se associava o surfe às pessoas desocupadas e aos usuários de entorpecentes. Um grande preconceito amplamente propagado pela nossa cultura.

A viagem para Itanhaém foi uma das muitas que realizei durante o ano de 2011. Não foi um grande ano para mim mas pude realizar muitas experiências novas que ficaram marcadas para sempre em minha memória.







Nenhum comentário:

Postar um comentário