quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Retrospectiva 2020: os Posts Mais Acessados




O ano de 2020 marcou o retorno do blog Farma Football após quase quatro anos sem atualizações. A recepção aos posts novos, de modo geral, foi muito boa a despeito do período de inatividade e isto foi uma grande satisfação para o autor.

Este blog foi criado em 2013 como um passatempo para o autor. A ideia seria unir o esporte com o gosto pela escrita. Confesso que, apesar disto, nem todos os textos foram compostos por prazer. Muitos foram elaborados pela sensação de urgência do blogueiro visando cobrir fatos recentes, o que tornou a tarefa estressante em alguns momentos.

O tempo de inatividade fez com que o autor perdesse um pouco a prática na elaboração de textos. Antes conseguia compor até dois posts por dia e sem grandes problemas. Aproveitei o período de festas para repensar um pouco a respeito dos erros e acertos do blog. Procurarei, em virtude disto, buscar um equilíbrio entre o prazer de escrever e a necessidade de informar ou opinar.

Vários textos superaram as dez visualizações, o que é ótimo para um blog que conta com quarenta seguidores. Os mais acessados foram aqueles relacionados à farmácia. O sucesso destes posts motivaram o autor a aumentar a publicação de crônicas relacionadas à faculdade. Pretendia, como mencionei nesta postagem, lançar mensalmente histórias deste segmento mas a quantidade de acessos e o prazer em contar tais histórias fizeram o autor reservar os domingos especialmente para esse tipo de conteúdo.

Vamos recapitular os textos mais visitados do blog, mais precisamente aqueles que tiveram mais de 20 visualizações (números atualizados em 06/01/2021). As entrevistas serão mencionadas neste tópico, mas faremos uma outra postagem totalmente dedicada a elas ainda nesta semana.



Número de visualizações: 67



Este texto surgiu totalmente por acaso. Eu havia ido à edição 2020 do "Farmasters X Farmácia", encontro entre alunos e ex-alunos do time de futsal da Faculdade de Ciência Farmacêutica a convite de um amigo para tirar algumas fotos do evento. Durante o churrasco após a partida, um dos meus colegas perguntou se eu iria publicar os retratos no blog. Não havia planejado, mas acabei aceitando a sugestão e a postagem acabou saindo no dia seguinte após o evento.



Número de visualizações: 88



Eis um post que me surpreendeu positivamente. Nunca imaginei que a desenhista Naoko Takeuchi fosse render tantas visualizações ao blog. A autora, que é formada em farmácia, abandonou o ramo para se dedicar aos desenhos. Muito semelhante ao autor que também é diplomado em farmácia mas optou pelos textos ao invés da profissão. Não foi a primeira vez que mencionei a criadora de Sailor Moon aqui no diário -fiz uma pequena menção em 2013.



Número de visualizações: 21



O Palmeiras, dentre os quatro grandes clubes do Estado de São Paulo, foi o que mais rendeu visualizações ao blog. Acredito que haja duas explicações para tal sucesso: a primeira é de que a maioria dos leitores e leitoras sejam torcedores(as) do Palestra; e a segunda é de que a mídia dedica espaço em demasia aos times de maior torcida (Flamengo e Corinthians, principalmente) em detrimento aos demais e este diário acaba se tornando um oásis aos carentes fãs do Alviverde.



Número de visualizações: 21



Este post iria ao ar em 2015, dias depois que fui ao aniversário referido no texto mas acabei desistindo em virtude de problemas pessoais. Foi a primeira vez que contei uma história relacionada à Faculdade de Ciências Farmacêuticas, algo que fiz para justificar o nome "Farma" no nome do blog. A ideia deu tão certo que este tipo de postagem se tornou mais frequente aqui no diário.



Número de visualizações: 186



A primeira entrevista do blog foi um grande sucesso. Foi a postagem com maior número de visualizações e também com o maior número de compartilhamentos no Facebook em 2020. Fiquei tão animado com a repercussão que eu considerei trazer publicações semelhantes com mais frequência, mas não consegui. Quem sabe neste 2021...



Número de visualizações: 21



A questão racial tão discutida em 2020 não poderia ficar de fora do esporte. E o blog tratou de dedicar postagens abordando a situação dos negros no futebol que, infelizmente, vivem sendo chamados de "macacos" durante partidas. Gebre Selassie, Moussa Marega, Aranha, ... Não faltam, infelizmente, exemplos de atletas que foram discriminados pela cor da pele ao longo dos anos.



Número de visualizações: 83



Uma confissão do autor que jamais se interessou por atividades extraclasse na faculdade e só foi compreender sua importância após se formar. Este post gerou muitas reações no meu Facebook, algo que me surpreendeu bastante. Publicarei um texto semelhante no próximo domingo.



Número de visualizações: 51



O autor, com mais experiência, sentiu-se mais maduro para fazer uma segunda entrevista. Fiz uma enquete no meu Instagram pessoal (havia opção para handebol e rúgbi) e o hand saiu-se vencedor.



Número de visualizações: 48



Este foi o texto sobre o Instituto de Ciências Biomédicas mais bem-sucedido no blog. Homenageei um docente com o qual convivi durante sete anos. Foi a postagem que mais gerou comentários no Facebook do autor. Até agora estou imaginando se o post chegou ao "homenageado"...



Número de visualizações: 39



Este foi o último texto mais visto de 2020. Foi um dos mais emocionantes para o autor visto que ele traz muitas lembranças felizes. A repercussão também foi ótima, com muitas reações e compartilhamentos no Facebook. Pesou ainda o fato do Interanos não ter sido realizado em 2020, algo que me comoveu profundamente, afinal o evento tem um significado muito especial para o blogueiro.



Houve, ainda, um texto publicado em 2020 que gerou 87 visualizações, mas optei por não colocá-lo na retrospectiva em respeito ao amigo e pelo fato da postagem trazer muitas lembranças tristes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário