domingo, 17 de janeiro de 2021

O Injusto Castigo do Palmeiras

Imagem extraída de www.facebook.com/Gremio



O Palmeiras é o único time brasileiro com chances reais de conquistar a Tríplice Coroa na atual temporada. É finalista da Copa do Brasil, está na final da Libertadores e tem chances matemáticas de faturar o Brasileirão. A recompensa pela ótima campanha? Jogou na terça-feira contra o River Plate, atuou sexta-feira contra o Grêmio e entrará em campo amanhã novamente contra o Corinthians. Três partidas em um intervalo de apenas sete dias.

O cansaço está cada vez mais evidente no elenco palmeirense. A equipe continua jogando bem mas não consegue mais sustentar o ritmo durante os noventa minutos. E a sequência de jogos torna tudo ainda pior, havendo pouco tempo para descansar e recuperar os atletas.

É fato que as equipes que avançam em torneios de mata-mata acabam tendo de enfrentar mais jogos na temporada. É assim em todos os países e continentes. Mas também é fato que o calendário do Brasil está entre os mais extensos do mundo, tudo para acomodar os inúteis estaduais que há anos perderam relevância e hoje servem apenas para enriquecer federações. E houve ainda a pandemia que empurrou as competições referentes ao ano de 2020 para 2021 tornando a agenda dos times ainda mais insana.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



O Palmeiras, que estava se notabilizando pelos elencos inchados, decidiu enxugar o grupo justamente em 2020. Saíram Deyverson, Bruno Henrique, Victor Hugo, Victor Luis, Diogo Barbosa, entre outros. Tudo para diminuir gastos e oferecer mais espaço aos garotos que há tempos vinham pedindo passagem, atitudes que eu julguei corretas em um primeiro momento. Mas a atual sequência de jogos sobrecarregou até mesmo o Verdão e os atletas dispensados poderiam ser úteis neste momento em que o time vem se cansando. Não obstante, o time sofreu durante a temporada com lesões, convocações e casos de COVID-19. Foi mais azar do que erro dos dirigentes alviverdes.

O martírio do Verdão não acabará tão cedo. Mais partidas do Brasileirão serão remanejadas para que o Palmeiras faça os dois jogos válidos pela final da Copa do Brasil contra o Grêmio (dias 11 de fevereiro na Arena do Grêmio e 17 de fevereiro no Allianz Parque) e a decisão contra o Santos (dia 30 de janeiro no Maracanã). Caso o Porco derrote o Peixe, haverá o Mundial de Clubes, o que significa mais viagens, mais jogos e, consequentemente, mais desgaste para os jogadores. E não acabou: ainda em fevereiro, terá início o Campeonato Paulista 2021, e a Federação Paulista de Futebol fará o possível para que os titulares disputem a competição e evitar a desvalorização do torneio.

Esta é a "recompensa" pela grande campanha do Palmeiras, uma sequência insana de jogos que beira à desumanidade. O treinador Abel Ferreira terá de trabalhar muito bem o elenco para evitar que haja ainda mais lesões e desfalques para a sequência da temporada.



Imagem extraída de www.facebook.com/CopaLibertadores




Nenhum comentário:

Postar um comentário