segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Retrospectiva 2020: Mês a Mês




Olá, leitoras e leitores. Como prometido, faremos uma espécie de retrospectiva durante esta semana e traremos posts relembrando os poucos momentos bons que tivemos ao longo do turbulento ano de 2020.

Relembraremos neste primeiro post como foram os meses do blog Farma Football. Não daremos tanta ênfase aos textos visto que este assunto ficará para alguma postagem futura.



JANEIRO, O REINÍCIO: no dia 1° de janeiro de 2020 o blog Farma Football retomou as suas atividades após quase quatro anos de inatividade devido a problemas pessoais do autor durante o período. Meus textos não tiveram a mesma qualidade de 2013 a 2016 devido ao tempo que passei sem escrever, mas me esforcei ao máximo possível para tentar entregar um post por dia e recuperar o ritmo que eu mantinha antes da paralisação. Eu também diminuí o tom das críticas e procurei ser mais compreensivo com o que eu discordava antes da parada. E tive o prazer de cobrir in loco uma confraternização entre alunos e ex-alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.



FEVEREIRO, O AUGE: com um mês de atividade, eu retomei o gosto e o ritmo para a escrita. Àquela altura já conseguia entregar praticamente um texto por dia e passei a elaborar novos projetos para o blog. Pensei em todo tipo de postagem durante o mês. Optei por contar algumas histórias relacionadas à minha passagem pela universidade para justificar o nome "Farma" no título e também por realizar algumas entrevistas. Eu estava empolgado novamente com o diário, porém...



MARÇO, A PRIMEIRA ENTREVISTA E A PANDEMIA: o mês de março foi uma verdadeira montanha-russa de emoções, afinal estava indo ao ar a primeira entrevista realizada no blog mas também acabei suspendendo novamente as atividades no diário devido a falta de notícias relevantes no esporte. A pandemia da COVID-19 que até então estava restrita à China, havia chegado com força à Europa e os primeiros casos estavam sendo registrados de maneira oficial no Brasil. Foi o suficiente para que o esporte fosse paralisado em quase todo o planeta -alguns poucos países mantiveram suas atividades.



ABRIL-JUNHO, O BLOG CONGELADO: devido a ausência de notícias relevantes no esporte, optei por suspender as atividades no blog. Foi triste passar todo aquele período sem posts novos, mas praticamente só havia notícias ruins e quase todas a respeito de COVID-19.



JULHO, A RETOMADA: com o reinício do Campeonato Paulista, o blog retomou as atividades em julho de 2020. Voltei a escrever pelo fato do diário ser voltado para os esportes, mas não deixei de fazer críticas ao retorno do futebol como farmacêutico formado. Temi pela saúde daqueles que teriam de se expor para garantir o espetáculo e, infelizmente, minhas preocupações tiveram fundamento visto que houve vários casos da doença na categoria, inclusive com algumas mortes.






AGOSTO, A VOLTA DAS ANÁLISES TÁTICAS E A SEGUNDA ENTREVISTA: com a Champions League entrando em sua fase decisiva, eu voltei a publicar análises táticas referentes às partidas da competição. Tão emocionante quanto assistir aos jogos, foi relatar o desenrolar dos confrontos e apontar erros ou acertos das equipes. Minhas avaliações não ficaram tão boas quanto as de um André Rocha ou de um Leonardo Miranda, dois jornalistas que eu aprecio neste meio, mas estiveram melhores que as minhas de 2014, quando eu comecei a publicar esse tipo de texto. Também foi ao ar a minha segunda entrevista. Estava novamente empolgado com o blog.



SETEMBRO, PROBLEMAS: durante o mês de setembro fui obrigado a suspender as atividades do blog em duas ocasiões: uma por motivos de saúde (estava fazendo uso de medicamentos que causam sonolência) e outra por problemas na internet. O autor, a despeito disto, buscou manter a regularidade das postagens.



OUTUBRO, DÚVIDAS: a medida que fui me dedicando ao blog, passei a entrar em confronto sobre o que eu deveria publicar. Deveria priorizar os fatos recentes em prol da audiência ou escrever aquilo que traria prazer ao autor? Optei pela primeira alternativa, mas surgiram os primeiros estresses com relação aos textos. Várias postagens, inclusive, foram descartadas no processo durante este mês.



NOVEMBRO, O "SACO CHEIO": após quase sete meses confinado em casa devido à pandemia, o autor se fartou da situação e isto passou a se refletir na qualidade dos textos. Continuei respeitando a quarentena, mas precisei sair algumas vezes para não enlouquecer de vez. Apenas os textos de domingo eu conseguia escrever com gosto. Após entregar o último texto do mês, eu optei por suspender novamente as atividades do blog, afinal isto é uma página de entretenimento e não de desabafos.



DEZEMBRO, MELANCOLIA: publiquei pouco em dezembro, Os poucos textos que escrevi durante o mês foram escritos com a sensação de "subir a ladeira". Mesmo os dias que eu tirei de folga do blog não foram suficientes para me empolgar novamente com o diário e optei por não postar nada durante as festas. A pausa, se não serviu para empolgar o autor novamente, ao menos serviu para o surgimento de novas ideias que eu espero trazer aqui em 2021.



Este foi um resumo de 2020 no blog. Confesso que não esperava me estressar tanto enquanto escrevia, mas acabou acontecendo e considerei até para de publicar. Minha esperança, obviamente, é que 2021 seja um ano melhor para todos nós e que possamos focar muito mais em notícias boas do que em ruins.







Nenhum comentário:

Postar um comentário