sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Especial de Férias: Stand Up Paddle em Itanhaém




Voltamos a Itanhaém em nosso último post especial de férias, a mesma cidade onde se passou o primeiro texto desta série de cinco postagens em que relatei algumas de minhas desventuras esportivas durante as minhas viagens.

Era 2014 e eu havia acabado de perder um parente próximo quando meus amigos me convidaram para passar um final de semana na praia. Saímos de São Paulo à noite -acho que eram quase 21h- e rumamos a Itanhaém. A Rodovia dos Imigrantes, surpreendentemente, estava com trânsito muito bom desta vez a despeito de ser sexta-feira, justamente quando os congestionamentos são frequentes nas estradas paulistas.

Meus amigos levaram pranchas novamente, mas desta vez eram de stand up paddle, uma combinação de surfe com canoagem. O praticante fica em pé sobre o aparato (daí o nome stand, que significa "ficar em pé" em inglês; e paddle, que significa "remo") e se desloca sobre as águas com ajuda do remo, geralmente posicionado na parte de trás do equipamento.

Fomos à praia no dia seguinte com as pranchas. Eu me esqueci de levar câmera ou celular na ocasião e não pude tirar fotos desta vez -as imagens deste texto foram obtidas em outras viagens que fiz a Itanhaém.






Presenciei meus amigos praticando o stand up paddle até que chegou a minha vez de experimentar. Por incrível que pareça, peguei o jeito muito rápido desta vez. Em poucos minutos já havia aprendido como ficar em pé sobre a prancha e a remar.

stand up paddle é surpreendentemente rápido e pouco cansativo. Percorri uma distância razoavelmente longa a bordo da prancha sem fazer muito esforço. O mar também estava calmo, o que favorecia a prática. Me empolguei tanto na ocasião que quase cheguei a Peruíbe, a cidade vizinha!

Não ficamos muito tempo na praia desta vez. Voltamos logo pra onde estávamos hospedados, almoçamos e meus amigos foram dormir. Eu passei a tarde na sala. Não criei coragem para sair e dar uma volta na cidade.

Voltamos bem cedo no dia seguinte, domingo. Não havia trânsito e o retorno foi surpreendentemente tranquilo. Até consegui chegar em casa em tempo de pegar o almoço.

A viagem foi curta mas bastante gratificante. Graças aos meus amigos, tive forças para superar mais um momento difícil e seguir adiante. E, claro, foi a primeira vez que pratiquei um esporte sem passar vergonha! Não imaginava que fosse aprender o stand up paddle tão rápido!







Nenhum comentário:

Postar um comentário