segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Allons Enfants de... L'Afrique?

Imagem extraída de www.facebook.com/rbleipzigEN/



Dayot Upamecano (foto acima), Houssem Aouar, Nordi Mukiele, Rayan Cherki e Christopher Nkunku. Cinco jovens atletas nascidos na França que foram muito bem na edição 2019-20 da Champions League.

O quinteto conseguiu levar suas equipes às semifinais da Champions o que não é nenhum demérito, visto que conseguiram ficar à frente de clubes muito mais endinheirados e, por excelência, com melhores elencos como Manchester City, Barcelona, Real Madrid, Liverpool, Chelsea, ...

O treinador Didier Deschamps também deve estar muito feliz com o quinteto, afinal ele poderá contar com estes cinco jovens para renovar o elenco da França e adicionar mais estes talentos ao já estrelado elenco dos Bleus neste ciclo.

Ou, talvez, não.

Todos os jogadores aqui mencionados são descendentes de africanos (seus países de origem estão mencionados abaixo) e cada um deles poderia se naturalizar para defender alguma seleção do continente.

Dinheiro, chances de títulos ou prestígio podem não ser suficientes para convencer o quinteto a vestir a camisa francesa. Um exemplo foi o zagueiro Kalidou Koulibally que nasceu na França, jogou pelas categorias de bases dos Bleus, chegou a ser sondado pelo treinador Didier Deschamps, mas optou por defender o Senegal mesmo assim.

Será que Upamecano, Aouar, Mukiele, Cherki e Nkunku irão defender o país onde nasceram (França)? Ou deixarão suas raízes africanas falarem mais alto? Confira as possibilidades que os jogadores têm em mãos.



DAYOT UPAMECANO



Reprodução www.instagram.com/upamecano_5/



Clube: Red Bull Leipzig (Alemanha)

Posição: zagueiro

Idade: 21 anos

Países que Pode Representar: França e Guiné-Bissau

Dayotchanculle "Dayot" Oswald Upamecano foi o principal destaque do Red Bull Leipizig nesta temporada. O nome do jogador foi ventilado em clubes como Real Madrid, Barcelona e Arsenal, mas os alemães se precaveram e anunciaram a renovação de contrato com o defensor. Como o atleta está em alta, é provável que a França faça um grande esforço para que o zagueiro não se naturalize guineense.



HOUSSEM AOUAR



Reprodução www.instagram.com/houssem_aouar/
 
 
 
Clube: Lyon (França)

Posição: volante/meia

Idade: 22 anos

Países que Pode Representar: França e Argélia

O meio-campista também terminou a temporada em alta sendo considerado a principal estrela do Lyon. O dirigente Juninho Pernambucano, inclusive, reconheceu que será difícil segurar o jogador após tantas boas exibições. O atleta também deve gerar mais uma bela disputa entre França e Argélia para contar com o talento do jogador. A tendência é que ele atue pelos Bleus mesmo, visto que está tão badalado quanto Upamecano e faltam jogadores com suas características no selecionado francês -Paul Pogba e Nabil Fekir são os únicos articuladores no atual elenco.



NORDI MUKIELE



Reprodução www.instagram.com/nordimukiele/



Clube: Red Bull Leipzig (Alemanha)

Posição: lateral-direito/meia

Idade: 22 anos

Países que Pode Representar: França e República Democrática do Congo

Dos jogadores aqui apresentados, Mukiele é o que menos teria chances de representar a França visto que sua posição está bastante disputada -Benjamin Pavard, Léo Dubois, Lucas Digne e Djibril Sidibé (os dois últimos podem atuar nas duas laterais). Mas a versatilidade do jogador pode fazer o treinador Deschamps oferecer alguma oportunidade ao jovem atleta.



RAYAN CHERKI



Reprodução www.instagram.com/rayan_cherki/



Clube: Lyon (França)

Posição: meia/atacante

Idade: 17 anos

Países que Pode Representar: França e Argélia

O mais jovem dos atletas apresentados, Cherki ainda teria bastante tempo para escolher qual nação representar. Sua posição, porém, está em falta na Seleção Francesa e isto poderia acelerar sua profissionalização. Um possível concorrente seria justamente seu colega Houssem Aouar.



CHRISTOPHER NKUNKU



Reprodução www.instagram.com/c_nkunku/



Clube: Red Bull Leipzig (Alemanha)

Posição: meia/atacante

Idade: 22 anos

Países que Pode Representar: França e República Democrática do Congo

Nkunku é um jogador extremamente versátil, podendo atuar como meia, volante, ponta-esquerda e atacante. O jogador seria bastante útil aos Bleus, mas pode encontrar concorrência pesada dependendo da posição que escolher.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário