sábado, 8 de agosto de 2020

Brasileirão 2020: Análises e Palpites

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF/ 



Inicia-se hoje o Campeonato Brasileiro 2020. Vinte equipes irão se enfrentar em sistema de pontos corridos e turno/returno.

A competição sofreará algumas mudanças em virtude da pandemia: os jogos não terão público inicialmente, os participantes (jogadores, comissão técnica, juízes, ...) terão de cumprir protocolos de higiene para evitar a transmissão do vírus, serão permitidas cinco substituições por partida e o campeonato irá se alongar até o início de 2021 em virtude do inicio tardio.

As equipes provavelmente sentirão os efeitos da quebra de ritmo como observado nas decisões dos campeonatos estaduais. Times que estavam em boa fase como Flamengo, São Paulo e Palmeiras visivelmente retornaram sem o mesmo fôlego de outrora enquanto outras que passavam por um momento mais conturbado (Corinthians e Fluminense) voltaram mais fortes.

Faremos, como sempre, uma análise das equipes e daremos palpites para qual lugar terminarão na tabela.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial/



FLAMENGO: atual campeão brasileiro, o Flamengo entra como o time a ser batido. O clube revolucionou o futebol ao contratar um treinador europeu e realizou pesados investimentos na montagem do elenco. A equipe retorna com reforços no banco de reserva (uma das fraquezas na última temporada) mas perdeu o treinador Jorge Jesus, grande responsável pelas conquistas de 2019. Os dirigentes contrataram às pressas o catalão Domènec Torrent que teve pouco menos de uma semana para conhecer o elenco. Ademais, o Flamengo também parece ter sentido o período de quarentena. O Mengo segue favorito ao título, mas deve cometer muitos tropeços neste início de competição.

Expectativa: briga pelo título

Posição na temporada anterior:

Treinador: Domènec Torrent

Destaque: Gabigol (atacante)

Palpite: campeão



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras/



PALMEIRAS: o excesso de expetativa parece ter atrapalhado o Verdão em 2019. O Palmeiras era considerado favorito em todos os campeonatos que disputou graças ao elenco robusto, mas a pausa para a Copa das Confederações somada a algumas decisões no clube fizeram o Alviverde cair de rendimento no segundo semestre e terminar o ano sem títulos. Para 2020, o Palestra participa com um elenco mais enxuto (mas ainda bastante robusto) e com o experiente treinador Vanderlei Luxemburgo. O Palmeiras passa por um momento de relativa tranquilidade, mas não voltou muito bem após a quarentena (teve dificuldades para superar adversários no Paulistão) e perdeu Dudu, seu principal desafogo.

Expectativa: briga pelo título

Posição na temporada anterior: 3°

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Destaque: Gustavo Gómez (zagueiro)

Palpite: vice-campeão



Imagem extraída de www.facebook.com/Gremio/



GRÊMIO: quem já foi rei não perde a majestade. O Grêmio ainda conta com boa parte daquela geração que venceu a Libertadores 2017 e o time vem mantendo o rendimento apesar das perdas sofridas nos últimos dois anos -a mais recente foi Everton Cebolinha, que está de saída para o Benfica. O treinador Renato Gaúcho também segue no clube. O Imortal tem chances de lutar pelo troféu mas está um pouco abaixo do Flamengo e Palmeiras. É favorito ao título mas terá de suar muito para superar os concorrentes à taça.

Expectativa: briga pelo título

Posição na temporada anterior: 4°

Treinador: Renato Gaúcho

Destaque: Walter Kannemann (zagueiro)

Palpite: 3° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/atletico/



ATLÉTICO MINEIRO: há alguns meses atrás, o Galo ocuparia uma posição bem pior no meu ranking, afinal o time sofreu duas eliminações (Copa do Brasil e Sulamericana) e convive com problemas de salários atrasados. Disposto a reconquistar os títulos, o Atlético arriscou e contratou o treinador Jorge Sampaoli junto de um pacotão de reforços, além de dispensar alguns medalhões. No papel o Galo briga pelo título, mas os problemas econômicos ainda podem afetar a equipe a longo prazo e fazer o clube despencar na tabela. A esperança é que o treinador argentino consiga motivar os jogadores mesmo com as dificuldades econômicas, como fizera com o Santos em 2019.

Expectativa: briga pelo título

Posição na temporada anterior: 13°

Treinador: Jorge Sampaoli

Destaque: Victor (goleiro)

Palpite: 4° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/saopaulofc/



SÃO PAULO: o São Paulo poderia estar em uma posição bem melhor no meu rakning antes da quarentena, afinal a equipe vivia um momento espetacular até então, mas a pausa quebrou o ritmo da equipe que voltou desfigurada para a reta final do Paulistão. Não obstante, o clube passa por dificuldades econômicas (o clube atrasou vencimentos, fez cortes nos salários e têm vendido muito jogadores importantes) e muitas problemas políticos que estão acirrados em virtude do ano eleitoral. O time, ainda assim conta com um bom elenco e possui um banco de reservas decente. O treinador Fernando Diniz é bom, mas voltou a demonstrar dificuldades nos momentos em que o time precisa ser mais pragmático. O torcedor precisa ter consciência de que o São Paulo não briga pelo título em 2020.

Expectativa: Libertadores

Posição na temporada anterior: 6°

Treinador: Fernando Diniz

Destaque: Daniel Alves (meia e lateral-direito)

Palpite: 5° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista/



CORINTHIANS: o Corinthians voltou bem mais forte após a pausa. O Timão, que chegou a flertar com o rebaixamento no Paulista e quase demitiu o treinador Tiago Nunes, agora arranca rumo ao título estadual. O bom momento, porém, pode não ser suficiente para a briga pelo título: o elenco corinthiano ainda tem algumas deficiências, o banco conta com poucas opções interessantes e também há relatos de atrasos nos salários. O treinador Tiago Nunes parece que está acertando o elenco após alguns atritos com o time durante o primeiro semestre, mas seu grande desafio virá agora: conciliar suas ideias ofensivas com um time que faturou muitos títulos atuando defensivamente. Se Nunes tiver sucesso, coisas boas poderão vir.

Expectativa: Libertadores

Posição na temporada anterior: 8°

Treinador: Tiago Nunes

Destaque: Fagner (lateral-direito)

Palpite: 6° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/clubathleticoparanaense/


ATHLETICO PARANAENSE: o Furacão, infelizmente, retorna enfraquecido ao Brasileirão. A equipe perdeu muitos jogadores importantes (Rony, Bruno Guimarães, Renan Lodi, Léo Pereira, ...) e o treinador Tiago Nunes. O Athletico compensa mantendo as finanças sob controle, sem fazer loucuras e galgando posições aos poucos. O treinador Dorival Júnior é experiente, mas não realizou bons trabalhos nos últimos anos o que gera desconfiança. Se o elenco sofresse menos perdas, talvez o Paranaense até pudesse brigar pelo título, mas na situação atual, o máximo possível é uma vaga na Libertadores.

Expectativa: Libertadores

Posição na temporada anterior: 5°

Treinador: Dorival Júnior

Destaque: Santos (Goleiro)

Palpite: 7° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/scinternacional/



INTERNACIONAL: o Inter conseguiu manter praticamente todo o time titular de 2019, mas o maior destaque está no banco de reservas: o treinador Eduardo Coudet que promete injetar raça em uma equipe com algumas deficiências e poucas opções no banco. Este, aliás, é o grande problema do Colorado que pode ter problemas a longo prazo por falta de peças. O clube ainda vem tentando se reestruturar dos problemas que o levaram ao rebaixamento em 2016. O time é apenas razoável e suficiente para, no máximo, uma vaga na Libertadores.

Expectativa: Libertadores

Posição na temporada anterior: 7°

Treinador: Eduardo Coudet

Destaque: Paolo Guerrero (atacante)

Palpite: 8° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/FluminenseFC/



FLUMINENSE: embora tenha sido derrotado na final do Campeonato Carioca, a equipe do treinador Odair Hellman deu alguma esperança ao torcedor. Mesmo com as limitações do time e com as dificuldades financeiras, o Flu conseguiu fazer frente ao arquirrival Flamengo no talento e na raça. É permitido sonhar com a Libertadores, mas a tendência é de Sulamericana.

Expectativa: Sulamericana

Posição na temporada anterior: 14°

Treinador: Odair Hellman

Destaque: Nenê (meia)

Palpite: 9° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo/



BOTAFOGO: o "plano maluco" do Fogão deve render pontos preciosos na tabela, afinal os adversários provavelmente demonstrarão muito respeito aos astros estrangeiros Honda e Kalou. Porém, o torcedor botafoguense deve ter consciência: o clube está muito endividado e as dificuldades econômicas podem afetar o desempenho do elenco a longo prazo, inclusive a manutenção da dupla estrangeira. Além disso, o elenco possui muitas limitações e o treinador Paulo Autuori não realiza grandes trabalhos há um bom tempo. Teoricamente, o Fogão pode até brigar por Libertadores, mas existe o risco da crise se agravar e o time brigar na parte de baixo da tabela.

Expectativa: Sulamericana

Posição na temporada anterior: 15°

Treinador: Paulo Autuori

Destaque: Keisuke Honda (meia)

Palpite: 10° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/CearaSC/



CEARÁ: o Vozão conta com um elenco bastante interessante (Rafael Sóbis, Fernando Prass, Rogério, ...) e com bom treinador Guto Ferreira cujos times valorizam a posse da bola. O Ceará tem um potencial razoável para surpreender e, quem sabe, beliscar uma vaga na Libertadores. Realisticamente falando, a vaga para Sulamericana é a conquista mais viável.

Expectativa: Sulamericana

Posição na temporada anterior: 16°

Treinador: Guto Ferreira

Destaque: Rafael Sóbis (atacante)

Palpite: 11° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/ecbahia/



BAHIA: o Tricolor de Aço vai dando uma lição de administração nos concorrentes. O clube consegue manter as contas em ordem, faz boas contratações sem cometer extravagâncias e mantêm o bom treinador Roger Machado, que sabe equilibrar posse de bola com pragmatismo. O elenco, porém ainda é insuficiente para brigar na parte de cima da tabela. O Bahia tem potencial para surpreender, mas chegar à Sulamericana é o que mais parece viável no momento.

Expectativa: Sulamericana

Posição na temporada anterior: 11°

Treinador: Roger Machado

Destaque: Élber (atacante)

Palpite: 12° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/FortalezaEC/



FORTALEZA: o ousado Fortaleza esteve próximo de chegar à Libertadores no ano passado, mas faltou elenco e poder de decisão para o time brigar pelas primeiras posições. Tentando manter um equilíbrio entre as finanças e a ousadia, o Leão do Pici sonha alto, mas ainda não parece preparado para brigar nas cabeças. Repetir a ótima campanha de 2019 já estará de bom tamanho. O treinador, Rogério Ceni, parece ter amadurecido junto com sua equipe, mas seus times ainda pecam pelo excesso de ousadia.

Expectativa: Sulamericana

Posição na temporada anterior: 9°

Treinador: Rogério Ceni

Destaque: Wellignton Paulista (atacante)

Palpite: 13° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc/



SANTOS: o Peixe começou a temporada com muitos problemas: salários atrasados, dirigentes rachados, problemas na FIFA (o Santos está impedido de contratar devido a uma punição envolvendo o zagueiro Cléber) e um treinador demitido (Cuca foi anunciando anteontem). Fica difícil fazer uma previsão otimista para o time praiano em 2020, mas cabe lembrar que o clube já deu muitas voltas por cima em momentos de crise.

Expectativa: Sulamericana

Posição na temporada anterior: 2°

Treinador: Cuca

Destaque: Soteldo (atacante)

Palpite: 14° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/RedBullBragantino/



RED BULL BRAGANTINO: embora os campeonatos estaduais não sirvam como parâmetro seguro para se avaliar uma equipe, o Paulistão deixou claro que o projeto da Red Bull para o time de Bragança ainda requer tempo e maturidade para se alcançar vôos mais altos. No futuro, provavelmente a Massa Bruta vai brigar por Libertadores e, quem sabe, até pelo troféu. Para este retorno à Série A após 22 anos de ausência, no entanto, a mera permanência na primeira divisão estará de bom tamanho. Uma vaga na Sulamericana é palpável, mas os concorrentes à competição estão alguns níveis acima e com projetos mais consolidados. 

Expectativa: fugir do rebaixamento

Posição na temporada anterior: 1° da Série B

Treinador: Felipe Conceição

Destaque: Júlio César (goleiro)

Palpite: 15° lugar



Imagem extraída de  www.facebook.com/vascodagama/



VASCO: a situação do Vasco não permite fazer previsões otimistas. O clube está em má situação financeira, perdeu jogadores importantes, já demitiu um treinador e se encontra em problemas políticos desde as últimas eleições. O time até pode brigar pela Sulamericana, mas a permanência na Série A já seria um prêmio.

Expectativa: fugir da Série B

Posição na temporada anterior: 12°

Treinador: Ramon Menezes

Destaque: Yago Pikachu (meia e lateral-direito)

Palpite: 16° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/coritibaoficial



CORITIBA: após dois anos de ausência, o Coxa está de volta à série A com a difícil missão de não cair novamente. O clube já começa com a moral baixa por ter perdido a final do Paranaense contra o arquirrival Athletico e com pouco dinheiro em caixa. A esperança recai sobre o treinador Eduardo Barroca (ex-Botafogo) e os experientes Neilton, Rhodolfo, Giovanni Augusto, entre outros. O elenco é razoável, mas não impressionou muito no estadual.

Expectativa: fugir da Série B

Posição na temporada anterior: 3° lugar na Série B

Treinador: Eduardo Barroca

Destaque: Rhodolfo (zagueiro)

Palpite: 17° lugar




Imagem extraída de www.facebook.com/goiasoficial/



GOIÁS: o Esmeraldino, infelizmente, retorna enfraquecido para a temporada (perdeu seu principal driblador, Michael). O clube, pelo menos, manteve o bom treinador Ney Franco que já foi campeão pela Seleção sub-20. Repetir o ótimo décimo lugar de 2019 está fora de questão e a mera permanência na Série A já seria um prêmio.

Expectativa: fugir da Série B

Posição na temporada anterior: 10°

Treinador: Ney Franco

Destaque: Rafael Moura (atacante)

Palpite: 18° lugar



Imagem extraída de www.facebook.com/ACGOficial/



ATLÉTICO GOIANIENSE: o Dragão foi melhor que o arquirrival Goiás no estadual, mas uma análise no elenco não permite fazer previsões muito otimistas a longo prazo. O clube conta com a experiência do treinador Vagner Mancini para evitar um retorno à Série B.

Expectativa: fugir da Série B

Posição na temporada anterior: 4° lugar na Série B

Treinador: Vagner Mancini

Destaque: Renato Kayzer (atacante)

Palpite: 19° lugar





Imagem extraída www.facebook.com/sportclubdorecife/



SPORT: o Leão da Ilha já começa o Brasileirão pressionado pela péssima campanha no estadual onde brigou contra o rebaixamento. O clube está em dificuldades financeiras e o elenco não dá muita margem para previsões otimistas. O treinador é Daniel Paulista, ex-jogador do clube e campeão da Copa do Brasil em 2008.

Expectativa: fugir da Série B

Posição na temporada anterior: 2° da Série B

Treinador: Daniel Paulista

Destaque: Leandro Barcia (volante)

Palpite: 20° lugar




Nenhum comentário:

Postar um comentário