terça-feira, 4 de agosto de 2020

Gracias por Todo Capitán


Imagem extraída de www.facebook.com/Iker.Casillas/



Chegou ao fim a carreira de um dos maiores jogadores da história do futebol. Despediu-se hoje dos gramados o agora ex-goleiro Iker Casillas, multicampeão pelo Real Madrid, Porto e pela Seleção Espanhola.

Foram mais de vinte anos de carreira desde as bases do Real Madrid até a dramática aposentadoria no Porto, motivada por um problema cardíaco diagnosticado em meio à temporada 2018-19. Enquanto se recuperava, Casillas tentou retornar aos gramados e ainda pleiteou concorrer à presidência da federação de futebol de seu país, mas acabou por abdicar de ambos os planos.

Casillas deixa um grande legado de conquistas ao longo de sua vitoriosa carreira. Pelo Real Madrid foram 20 títulos pelo Real Madrid dois quais destacamos cinco campeonatos espanhóis, três Champions Leagues e três Mundiais de Clubes. Pelo Porto, foram dois campeonatos portugueses e uma Taça de Portugal. E pela Seleção Espanhola, foram duas Eurocopas e uma Copa do Mundo. Isso sem falar nas inúmeras conquistas individuais.



Imagem extraída de www.facebook.com/Iker.Casillas/



Casillas, mais que um grande jogador, foi um grande líder e um verdadeiro gentleman dentro e fora dos gramados. Mesmo com a rivalidade cada vez mais acirrada entre Real Madrid e Barcelona, o goleiro e capitão da Furia sempre fez questão de exaltar a união com os adversários blaugranas em prol da seleção de seu país. O arqueiro, inclusive, teria entrado em contato com os rivais Xavi e Puyol em meados de 2012 justamente quando a competição entre os dois clubes estava se transformando em inimizade.

Seu exemplo de liderança e caráter farão muita falta ainda mais em um meio tão competitivo como é o futebol onde "ganhar a qualquer custo" vem se tornando cada vez mais importante que o fair play. Casillas sempre soube utilizar seu status de capitão do Real Madrid e da Seleção Espanhola em prol de suas equipes ainda que isto fosse contra os interesses de seus dirigentes e treinadores. Não foram raras as ocasiões que o goleiro entrou em rota de colisão com seus superiores porque tentou fazer a coisa certa.

Sentiremos a ausência de Casillas nos gramados. Não apenas pelos troféus mas também pelo seu profissionalismo, caráter e liderança, dentro e fora das quatro linhas. Que tenha sorte em sua carreira daqui para frente e desfrute de sua merecida aposentadoria.

Muchas gracias por todo Capitán!



Imagem extraída de www.facebook.com/Iker.Casillas/




Nenhum comentário:

Postar um comentário