sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Zidane ou Ceni?

Imagem extraída de www.facebook.com/andreapirlopaginaufficiale/



Recebi com desconfiança o anúncio de Andrea Pirlo como o novo treinador da Juventus. O ex-volante havia sido contratado inicialmente para assumir as categorias de base da Vecchia Signora, mas acabou "promovido" ao time principal após a saída de Maurzio Sarri, demitido poucos dias após a eliminação da Juve diante do Lyon na Champions League.

Este será o primeiro trabalho de Pirlo no banco de reservas. O ex-volante, que pendurou as chuteiras em 2017, iniciou um curso de técnico dois anos depois, visando obter uma licença de treinador na UEFA.

Pirlo tem um grande potencial para ser um treinador da Juventus. Como jogador, o ex-volante era um craque com a bola e também um líder nato em campo. Ademais, o treinador possui grande identificação com o clube, tendo dedicado três anos e meio de sua carreira na Vecchia Signora e conquistando muitos títulos.

Com um histórico desses, poderíamos dizer que a Juventus está em boas mãos, certo?



Imagem extraída de www.facebook.com/andreapirlopaginaufficiale/



Talvez.

Pirlo foi um craque em campo, mas ainda é inexperiente com a prancheta. Ele iniciou o curso de treinador há menos de um ano e já está assumindo uma grande potência do futebol mundial.

Sua situação me lembrou muito a de Rogério Ceni quando assumiu o São Paulo em 2017. O ex-goleiro, assim como Pirlo, era um craque em campo, um líder nato e possuía muita identificação com o clube. Ceni, porém, acabou queimando etapas e sua inexperiência pesou diante de tamanha responsabilidade. Ademais, o ex-arqueiro teve seu time desmanchado pela diretoria que o demitiu sem dó diante da falta de resultados.

Há, porém, quem enxergue um potencial imenso em Pirlo, como seu ex-companheiro Alessandro Del Piero. O ex-atacante afirma que seu ex-colega tem potencial até para superar Zidane no banco de reservas. É possível que Del Piero tenha razão, visto que na Europa os treinadores possuem melhores condições de trabalho se comparado ao Brasil, como pré-temporada mais extensa, menos pressa por resultados, mais respaldo no comando e mais respeito à imagem do ídolo.

Resta saber se Pirlo será um Ceni ou um Zidane em sua primeira experiência no banco de reservas. Terá sucesso nessa aposta um tanto arriscada da Juventus, ou manchará sua imagem na Vecchia Signora?

Descobriremos ao longo da temporada 2020-21.



Imagem extraída de www.facebook.com/andreapirlopaginaufficiale/




Nenhum comentário:

Postar um comentário