sábado, 7 de outubro de 2023

A Discórdia dos Garotos

Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



O sonho do tetra na Libertadores foi adiado para o Palmeiras mais uma vez. O Verdão, mesmo com um jogador a mais, não conseguiu desempatar diante de um valente Boca Juniors em pleno Allianz Parque e viu a estrela do goleiro Sergio Romero brilhar nos pênaltis. Resta ao Porco colar os cacos e lutar pelo título do Brasileirão -no momento são oito pontos atrás do instável líder Botafogo.

Certamente passou um filme pela cabeça do torcedor com os acontecimentos desde o começo do ano quando a presidenta Leila Pereira negou reforços a Abel Ferreira a despeito do superávit do clube e insistiu para que o português utilizasse os garotos da base. O treinador, com o apoio das organizadas, chegou a reclamar publicamente da ausência de contratações mas foi se conformando aos poucos.

A mandatária certamente teve sua parcela de responsabilidade pela eliminação visto que não havia necessidade da adoção de uma política de austeridade com o Alviverde registrando superávit em seus recentes balanços financeiros. Ademais, os garotos muitas vezes sentem o peso da camisa no elenco profissional e muitos demoram a engrenar, enquanto o futebol exige resultados a curto prazo.

Abel também poderia ter feito melhor durante a temporada. Como os reforços não viriam, o português deveria ter aproveitado o inútil campeonato estadual para desenvolver melhor os garotos e utilizá-los devidamente amadurecidos nas competições realmente importantes. O treinador, porém, não quis "passar vergonha" no Paulistão chegando a poupar atletas diante do Bolivar na Libertadores para priorizar a decisão contra o Água Santa. O resultado de suas escolhas aparecem agora neste segundo semestre.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



O treinador, ademais, desenvolveu um apego exagerado aos seus jogadores titulares ignorando o fato de que os atletas estão envelhecendo e que as suas jogadas estão se tornando previsíveis. Os rivais já perceberam, por exemplo, que o Verdão não consegue criar caso Raphael Veiga seja anulado. E a grave lesão do trintão Dudu foi um aviso de que será necessária uma renovação no elenco a curto ou médio prazo.

Cabe mencionar que a garotada, por pouco, não salvou o Verdão. O Palmeiras melhorou bastante durante o segundo tempo quando Abel colocou os jovens para jogar e, com um pouco mais de sorte, as crias da base teriam colocado o Porco na decisão. A expulsão do capitão xeneize, Marcos Rojo, beneficiou os mandantes mas isto não diminui os méritos dos meninos que demonstraram talento durante os minutos que tiveram em campo.

Isto certamente não serve de consolo para o torcedor que preferiria os títulos, mas a garotada já "levou bastante porrada" durante os últimos jogos. Com isso, as crias da Academia de Futebol chegarão mais maduras para 2024 e deverão ser a necessária renovação para o Palmeiras que já apresenta alguns sinais de esgotamento, embora ainda se mantenha competitivo.

A falta de sintonia entre Leila e Abel certamente custou os troféus neste segundo semestre de 2023. É fato que a mandatária exagerou na economia mas o treinador também poderia ter aproveitado melhor a garotada que vem pedindo passagem e deixou uma boa impressão na última quinta-feira.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário