segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Por que Vinícius Júnior Incomoda?

Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



O final de semana na Espanha ficou marcado por mais um ataque racista a Vini Jr., desta vez em Sevilha quando um torcedor foi flagrado no Ramón Sánchez Pizjuán imitando macaco para o brasileiro. O fã foi identificado pelo próprio Sevilla e expulso do quadro de sócios. Este não foi o primeiro e, infelizmente, não será o último insulto que o brasileiro receberá. Mas por que tanta perseguição ao jogador?

Racismo, infelizmente, é algo comum na Europa e torcedores costumam lançar mão de insultos contra atletas negros para desestabilizá-los em campo. Alguns jogadores até revidam -Thierry Henry, por exemplo, foi chamado de "macaco" por fãs do Valencia em 2004 e reagiu apontando para o rival John Carew que também é afrodescendente- mas a maioria prefere "responder na bola".

Vini Jr., porém, foi bastante contundente em suas respostas e o brasileiro se manteve firme quando questionado, independente se os críticos eram torcedores "anônimos" ou uma alguma autoridade. Os fãs rivais, diante das atitudes do atacante, passaram a perseguí-lo porque perceberam o incômodo do jogador com os insultos e passaram a se valer disto para desestabilizá-lo em campo, sobretudo após o incidente contra o Valencia que terminou em uma expulsão ao atleta e que foi posteriormente anulada.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



Os incidentes envolvendo Vini Jr. remetem aos casos de bullying nas escolas: é comum que os garotos mais velhos ou mais fortes provoquem os colegas mais fracos. Porém, quando os ofendidos reagem, os agressores passam a importunar as vítimas com ainda mais agressividade porque o ofensor sente seu orgulho ferido. Não obstante, os provocadores entendem que estão conseguindo irritar seus alvos quando há o revide.

O brasileiro não se deixou intimidar pelos insultos e proferiu respostas ainda mais duras o que gerou tréplicas dos agressores. Já houve dezenas de jogadores que foram afrontados devido à cor de suas peles mas nenhum deles demostrou a mesma contundência de Vini Jr. quando provocados, o que faz com que o camisa 7 seja a vítima preferida dos adversários.

Vini Jr., portanto, passou a ser perseguido porque demonstrou a coragem que muitos de seus colegas afrodescendentes não tiveram quando sofreram insultos racistas. O brasileiro não abaixou a cabeça e reagiu com firmeza, o que despertou a ira de seus agressores. Para o opressor não existe temor maior do que a voz de um oprimido.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid




Nenhum comentário:

Postar um comentário