quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O Dinheiro Venceu a Tradição

Mbappé deixou o dele contra o Milan (imagem extraída de twitter.com/PSG_inside).



O Milan é o segundo maior vencedor da Champions League com sete troféus mas os Rossoneri há anos não fazem jus à tamanha tradição. O emergente Paris Saint-Germain não se deixou intimidar com um adversário com a camisa mais pesada e aplicou um sonoro 3x0 nos milaneses. E poderia ter anotado ainda mais gols tamanha a superioridade dos parisienses.

Luis Enrique escalou sua equipe em 4-3-3 com muita liberdade para os meias Vitinha e Zaïre-Emery subirem ao ataque em um 2-3-5. Stefano Pioli, por sua vez, foi de 4-2-3-1 com a proposta de se defender e tentar contra-golpes.

O PSG encurralou os visitantes com linhas altas e criou as melhores chances com Mbappé e Dembélé atacando pelos lados e se infiltrando por dentro em diagonal. Kolo Muani atuou como um "falso nove" recuando para preencher os espaços e também para ajudar na articulação das jogadas.

O Milan tentou responder pelos lados mas a zaga parisiense tirou os espaços de Giroud e, principalmente, Rafael Leão, que teve trabalho com Marquinhos e Hakimi. A alternativa para os Rossoneri foi o lado direito com Pulisic que criou as chances mais perigosas.

Os Rossoneri estavam começando a "gostar do jogo" quando Mbappé, em contra-ataque, passou por Kalulu e fuzilou Maignan. PSG 1x0. O gol esfriou o ânimo do Milan que perdeu a contundência e passou a cometer mais erros em campo.



PSG, em 4-3-3, adianta seus dois meias para segurar os zagueiros
e usa Mbappé e Dembélé para atacar pelos lados em um 2-3-5.
Milan, em 4-2-3-1, não consegue utilizar Rafael Leão que foi
seguro por Marquinhos e Hakimi. A alternativa dos Rossoneri se
deu com Pulisic pela direita (imagem obtida via this11.com).



Pioli trocou Thiaw por Calabria para fechar o lado direito da defesa e tirar os espaços de Mbappé mas os franceses simplesmente passaram a atacar mais pelo outro setor com Dembélé que anotou um golaço anulado por falta de Ugarte na origem do lance.

O Milan até esboçou alguma reação mas não conseguiu encontrar espaços na defesa parisiense. Não obstante, a necessidade do empate fez com que os milaneses deixassem espaços às costas da defesa e Kolo Muani ampliou em 2x0 para os mandantes.

Os Rossoneri, sem saída, se lançaram para o ataque mas pouco incomodaram Donnarumma e ainda levaram o terceiro, de Kang-in Lee, em um novo contra-golpe pela direita. E o Milan só não foi goleado porque Mbappé desperdiçou pelo menos mais três oportunidades claras.

PSG faz valer o mando e vence por 3x0 graças ao elenco mais qualificado. E os franceses mereciam fazer bem mais gols tamanha a superioridade dos parisienses. Milan segue sem vencer na Champions e cai para a lanterna do Grupo F. Os italianos, acostumados a erguerem troféus na competição, ainda não se recuperaram totalmente da crise e mostram dificuldades diante de rivais de maior poder aquisitivo.

O Milan possui mais tradição na Champions League mas o momento é do Paris Saint-Germain. A partida de hoje deixou evidente que uma camisa pesada não consegue jogar sozinha mesmo que seja sustentada por sete troféus...



Imagem extraída de twitter.com/PSG_inside




Nenhum comentário:

Postar um comentário