segunda-feira, 9 de outubro de 2023

O Fim de Pogba?

Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024



Paul Pogba foi flagrado no exame antidoping em setembro deste ano -foram encontrados níveis anormais de testosterona nos fluidos do jogador- e o resultado da contraprova, revelado no dia 6 deste mês, confirmou a presença do hormônio em concentrações acima da permitida. Com isso, o meio-campista corre o risco de levar um gancho de até quatro anos o que seria praticamente o fim da carreira para um atleta de 30 anos.

O inferno astral do francês se arrasta desde o início da temporada 2022-23 quando acertou o seu retorno à Juventus. O meia sofreu uma grave lesão logo na pré-temporada o que lhe custou a participação na Copa do Mundo. Quando retornou aos gramados em março de 2023, encontrou uma Vecchia Signora já cambaleante após uma campanha ridícula na Champions League (caiu já na fase de grupos) e sem chances de de voltar à competição devido a uma perda de pontos na Serie A por fraudes.

Pogba, aliás, vinha rendendo muito mais fora dos gramados do que dentro deles. O meia havia colecionado uma série de polêmicas incluindo o fraco rendimento pelo Manchester United (onde conquistou apenas três títulos em seis temporadas) e alguns problemas familiares. O francês pretendia dar a volta por cima na Juventus onde vivera o melhor momento de sua carreira mas a lesão e acusação de doping minaram as suas pretensões.

A esperança de Pogba agora está nos meios judiciais. O jogador terá de apresentar uma defesa convincente para evitar ou, ao menos, atenuar a suspensão -o atleta teria ingerido um suplemento receitado por um amigo médico sem o consentimento da Juventus. Caso o meia seja condenado, existe a possibilidade do clube rescindir o contrato com o francês.



Imagem extraída de www.facebook.com/PaulPogba



Até hoje lembro quando Pogba explodiu há dez anos atrás na própria Juventus -eu até o considerava "superestimado" tamanho era o entusiasmo dos comunicadores com o meio-campista mas me convenci de que ele era realmente um craque. Alto, driblador e com uma excelente visão de jogo; o francês nunca precisou jogar muito para brilhar em campo ou para deixar os companheiros na cara do gol.

O jogador, porém, tomou uma série de decisões controversas ao longo de sua carreira que o impediram de atingir o mesmo patamar de Messi ou Cristiano Ronaldo. Nem mesmo a conquista da Copa do Mundo em 2018 serviu para diminuir sua contestação por parte de torcedores e da imprensa.

A suspensão por doping seria a pá de cal para um jogador que tinha tudo para conquistar muitos títulos e até a Bola de Ouro, mas que se perdeu por diversos problemas dentro e fora de campo. Pogba tinha tudo para se tornar uma lenda no futebol mas os troféus que conquistou hoje mais parecem brilharecos em uma trajetória eclipsada por tantas controvérsias.



Imagem extraída de www.facebook.com/PaulPogba




Nenhum comentário:

Postar um comentário