segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Meritocracia?

Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Fernando Diniz anunciou há uma semana atrás os 23 jogadores que representarão o Brasil contra a Venezuela (dia 12 de outubro em Cuiabá) e contra o Uruguai (dia 17 de outubro em Montevideo) nas Eliminatórias para a Copa 2026. Dos atletas convocados, chamou a atenção o volante Gerson que foi o nome mais contestado da lista. Questionado a respeito do assunto, o treinador interino saiu em defesa do meio-campista exaltando as qualidades do flamenguista.

Gerson sempre foi visto como um craque desde os tempos quando foi revelado pelo Fluminense durante a metade da década passada. Seu nome chegou a ser ventilado até mesmo no Barcelona durante aquela época, porém a Roma acabou acertando com a então promessa de Xerém em 2016. Não vingou em sua primeira passagem pela Europa e retornou ao Brasil em 2019 para defender o arquirrival Flamengo onde conquistaria muitos títulos e se valorizaria novamente. O volante teria sua revanche no Velho Continente, desta vez pelo Olympique de Marseille em 2021.

O meio-campista até começou bem na França onde trabalhou com Jorge Sampaoli e recebeu algumas convocações para a Seleção Brasileira, mas tudo viria abaixo com a troca de treinador. Gerson se desentendeu com o técnico substituto Igor Tudor e acabou voltando mais uma vez para o Brasil ao acertar com o Flamengo em 2023.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Gerson deveria ser a grande contratação do Flamengo para a temporada 2023 mas seu retorno à Gávea esteve longe de ser festivo. Logo no início da temporada o meio-campista foi mal na Supercopa do Brasil (foi facilmente anulado por Gabriel Menino) e no Mundial de Clubes (foi expulso contra o Al-Hilal). Seu desempenho não evoluiu ao longo do ano e o volante não apresentou nada além de brilharecos até o momento.

A convocação de Gerson, portanto, nem de longe é justificável pelo futebol que vem jogando, o que é ratificado pelos próprios torcedores rubro-negros que criticam o atleta. Um internauta até ironizou no Youtube afirmando que o volante foi chamado para "pegar o Varela no jogo contra o Uruguai" em alusão à troca de agressões entre os dois flamenguistas.

Diniz pode ter lá suas razões para convocar Gerson mas sabe que será cobrado pelo desempenho do volante, assim como Tite teve de responder ano passado após insistir em levar Dani Alves, que também estava em péssima fase, para a Copa do Mundo.

Gerson é um ótimo jogador, possui talento e conta com recursos técnicos. Seu momento atual, contudo, não justifica uma convocação e sua presença na Seleção contradiz a tão defendida meritocracia. O volante, mais do que nunca, terá de dar o sangue em campo para provar que seus críticos estão errados e também para corresponder à confiança de Diniz que chamou o meio-campista apesar de seu mau momento no Flamengo.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário