quinta-feira, 19 de outubro de 2023

O Técnico Certo na Hora Errada

Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Tite foi apresentado oficialmente como técnico do Flamengo durante a última segunda-feira (dia 16) e realizará sua estreia pelo Rubro-Negro esta noite contra o Cruzeiro no Mineirão. O gaúcho é o décimo treinador contratado durante a gestão de Rodolfo Landim e chega com a missão de levar o Urubu à Libertadores 2024 -a 14 pontos atrás do rival Botafogo, as chances de título são apenas virtuais.

O treinador, após o término de seu vínculo com a Seleção Brasileira, havia declarado que não trabalharia no Brasil em 2023 esperando por alguma proposta do futebol europeu que nunca chegou. Seu nome também foi ventilado no Al-Hilal após rumores de que Neymar e Jorge Jesus haviam se desentendido na Arábia Saudita mas tudo não passou de especulação.

O gaúcho possui um perfil conciliador, diferente dos antecessores Vítor Pereira e Jorge Sampaoli que são mais rígidos. A expectativa é de que Tite, ao menos, melhore o ambiente no grupo e volte a unir os jogadores que não se mostram mais tão alinhados visto que houve pelos menos dois casos de agressão no elenco durante a atual temporada.



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial



Tite desembarca Gávea em um momento oportuno, mas poderia ter vindo em outras duas ocasiões: após a demissão de Vítor Pereira em abril deste ano ou após o caso de agressão envolvendo o atacante Pedro e o preparador Pablo Fernández. É provável que se o gaúcho tivesse sido contratado antes, o ambiente no vestiário teria melhorado e o Flamengo teria mais chances de conquistar algum título neste segundo semestre.

Alguns jornalistas, porém, apuraram que a chapa situacionista do Flamengo relutou em demitir os dois últimos treinadores devido às muitas trocas realizadas pela gestão -como mencionado acima, foram dez técnicos contratados no total. Novas mudanças no comando poderiam enfraquecer os atuais mandatários que esperavam alguma reação do time nos jogos decisivos (a final do Campeonato Carioca contra o Fluminense e a decisão da Copa do Brasil contra o São Paulo). Os resultados ruins, porém, deixaram os cartolas sem alternativas.

Tite chega muito mais para diminuir o vexame rubro-negro do que para salvar a temporada. Mesmo que o gaúcho consiga um improvável título brasileiro, o Flamengo teve um ano para esquecer em 2023 com uma ótima gestão financeira mas com decisões totalmente amadoras no futebol. O treinador tem tudo para apaziguar o ambiente na Gávea mas tal medida certamente poderia ter sido tomada bem antes. 



Imagem extraída de www.facebook.com/FlamengoOficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário