sábado, 28 de outubro de 2023

Passou a Fome

Alguém aí é capaz de parar Jude Bellingham (imagem extraída de www.facebook.com/LaLiga)?



O post de hoje saiu com atraso por um bom motivo: fui assistir ao clássico entre Barcelona e Real Madrid, realizado nesta manhã no Estadi Olímpic de Montjuïc devido à reforma do Camp Nou. Tudo levava a crer que os Blaugranas, que fizeram um primeiro tempo assombroso, derrotariam seus grandes rivais mas os mandantes relaxaram na segunda etapa e foram demolidos pelo garoto Jude Bellingham.

Xavi escalou sua equipe em um surpreendente 4-3-3 variando para 3-5-2 com "dois laterais direitos" (o zagueiro Araújo atuou mais aberto e Cancelo como ala ou atacante) com o óbvio propósito de segurar Vini Jr. que é o principal escape do Real. Carlo Ancelotti, por sua vez, utilizou o 4-4-2 losango que vem sendo sua marca registrada na temporada.

Observamos um Barça faminto durante o primeiro tempo com linhas altas, marcação agressiva e até  faltas -os mandantes terminaram a etapa com Fermín e Ferran amarelados. A pressão na saída de bola induziu a defesa Merengue ao erro e Gündoğan, após receber de graça dos rivais, driblou todo mundo e fuzilou Kepa. Barcelona 1x0.

O Real, encolhido, tentou atrair o Barcelona para jogar nos contra-golpes pela esquerda mas Vini Jr. estava muito bem vigiado por Ronald Araújo e Gavi. Os Merengues, aliás, se viam totalmente entregues à marcação adversária com poucas alternativas senão procurar seu camisa 7 como desafogo. Mesmo as jogadas iniciadas na direita terminavam em inversões buscando o brasileiro.

O Barcelona foi totalmente superior ao Real ao longo de toda a primeira etapa mas não "matou o jogo" enquanto teve chance -foram pelo menos mais duas oportunidade claras de gol. E isto custaria caro aos mandantes.



Barcelona, em 3-5-2, pressiona a saída de bola Merengue e
impede os rivais de jogar. Real, em 4-4-2 losango, é engolido
pela marcação rival e tenta o desafogo com Vini Jr. que
é bem vigiado por Araújo e Gavi. E, sim, os goleiros dos dois
times jogaram de verde (imagem obtida via this11.com)!



O Barcelona continuou pressionando o Real mas, aos poucos, foi perdendo o "apetite" (ou se cansou) e se limitou a controlar o jogo. Ancelotti trocou Mendy, Rodrygo e Kroos por Camvinga, Joselu e Modrić, respectivamente. O treinador italiano tratou de colocar seu time no ataque e soltou Bellingham para pisar mais na área. Xavi, percebendo que sua equipe estava se acomodando, tirou Ferran Torres para a entrada de Lewandowski.

Bellingham acertou um belo chute de fora da área e empatou para o Real. O gol acordou os Merengues que passaram a adiantar suas linhas e agir com mais agressividade. O Barcelona, percebendo que estava perdendo o controle da partida, tentou responder mas seguiu desperdiçando chances. Xavi até mudou a formação para o 4-3-3 mas não conseguiu vazar Kepa.

Melhor para o Real Madrid que, quase no final do jogo, virou a partida com mais um gol de Bellingham após uma assistência "sem querer" de Modrić. O Barcelona, desesperado, tentou uma pressão final mas sem sucesso.



Xavi tenta retomar o controle do jogo restaurando
o 4-3-3 típico, mas o Barcelona é surpreendido
por Bellingham (imagem obtida via this11.com).



Real vence graças à boa fase de Jude Bellingham que fez os dois gols. Méritos também para Ancelotti, cujas substituições tiraram os Blancos do "marasmo" e recolocaram os visitantes no jogo. Além de vencerem seus grandes rivais, os Merengues ficam com a liderança do campeonato, empatado em pontos com o Girona.

Barcelona acaba entregando o resultado após relaxar. Toda a "fome" exibida ao longo da primeira etapa não foi observada na segunda. Xavi até tentou "acordar" seu time com substituições mas o gol de Bellingham já havia desestabilizado os mandantes.

Lição dura para o Barcelona: nunca se relaxa em um jogo, sobretudo se for diante de algum rival histórico. Os catalães fizeram tudo direitinho na primeira etapa mas entregaram o ouro na segunda. É preciso "matar o jogo" quando há chance. Deixar o adversário respirar e se recuperar pode ser perigoso como demonstrado hoje.

P.S.: o cantor Mick Jagger estava na plateia torcendo pelo Barcelona. Pelo jeito, a fama de "pé-frio" do músico continua mais forte do que nunca...



Imagem extraída de www.facebook.com/LaLiga




Nenhum comentário:

Postar um comentário