terça-feira, 24 de outubro de 2023

Saída pela Esquerda

Gabriel Jesus (de verde) deixou um gol e uma
assistência (imagem extraída de twitter.com/Arsenal).



Arsenal e Sevilla mediram forças no Ramón Sánchez Pizjuán em busca da liderança no equilibrado e embolado Grupo B. Os londrinos, apesar do ambiente hostil, voltaram da Andaluzia com os três pontos graças à força de seu lado esquerdo.

Ambos os times foram a campo em 4-3-3. O Sevilla foi mais agressivo com linhas altas e com En-Nesyri sempre grudado no goleiro David Raya para forçar o inseguro arqueiro ao erro. O Arsenal, mais recuado, respondeu utilizando principalmente o seu lado esquerdo com Tomiyasu, Rice e Martinelli.

Os Nervionenses, apesar da marcação alta, não conseguiram acertar muitos chutes na direção de Raya. Melhor para os Gunners que aproveitaram bem os espaços às costas dos mandantes e foram mais perigosos nas oportunidades criadas. Foi assim, no último lance da primeira etapa, que Gabriel Jesus acionou Martinelli que teve apenas o trabalho de driblar o goleiro Nyland e inaugurar o placar.



Os dois times em 4-3-3. Sevilla, com linhas altas, tenta forçar
os erros na saída de bola rival, principalmente do goleiro Raya
com En-Nesyri. Arsenal responde principalmente pela esquerda
aproveitando os espaços deixados pelos andaluzes e com Jesus
recuando para atrair a marcação (imagem obtida via this11.com).



O Arsenal surpreende o Sevilla logo no início do segundo tempo com linhas altas e, novamente pela esquerda, Gabriel Jesus amplia para os visitantes em 2x0. Os andaluzes não se deixaram abater e seguiram com a estratégia de adiantar a marcação e triangular bolas pelos lados.

Diego Alonso troca Sow e Lukébakio por Lamela e Mariano para reoxigenar a equipe, mas a dupla entra um tanto afobada em campo e não demora a tomar cartões amarelos. Os nervionenses, ainda assim, conseguem diminuir o prejuízo na bola parada, com uma cobrança de escanteio precisa de Rakitić na cabeça de Gudelj. 

Mikel Arteta apenas tira os atletas mais desgastados ou apagados e recua o time para administrar o placar. O Sevilla, sem nada a perder, acelera o jogo e tenta cavar mais faltas ou escanteios perto da área de Raya mas o nervosismo toma conta dos mandantes que desperdiçam muitas oportunidades claras.

Arsenal vence utilizando a própria estratégia do Sevilla contra os andaluzes. Os londrinos souberam "sofrer" em campo e exploraram amplamente os espaços às costas dos nervionenses. Aos mandantes, faltaram nervos para definir melhor as oportunidades criadas. Também pesou a discrepância entre os elencos visto que os Gunners tinham melhores opções no banco.

Os londrinos, graças ao seu forte lado esquerdo, assumem a liderança isolada do Grupo B e veem a vaga para as oitavas mais perto. Os andaluzes, por sua vez, se complicaram na tabela. Para a sorte de ambos, Lens e PSV não passaram de um empate e foram beneficiados com o resultado da outra partida.



Imagem extraída de twitter.com/Arsenal




Nenhum comentário:

Postar um comentário