sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Divórcio?

Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



Jorge Jesus conquistou muitos troféus pelo Flamengo em pouco mais de um ano e passou a ser endeusado aqui no Brasil, inclusive pela imprensa e pelos torcedores rivais. O Mister, porém, não resistiu a um convite de retornar ao Benfica para disputar a Champions League mais uma vez e foi embora da Gávea sem hesitar. O compatriota Luís Castro, que vinha fazendo uma campanha irrepreensível pelo Botafogo, não recebeu nenhum convite para voltar à Europa mas não pensou duas vezes quando foi sondado pela Arábia Saudita onde teria a oportunidade de dirigir Cristiano Ronaldo, o maior jogador da história das Quinas.

É surpreendente que Abel Ferreira ainda permaneça no Brasil no cenário explanado. O treinador do Palmeiras, assim como seus dois compatriotas, desembarcou em terras tupiniquins em busca de recolocação no mercado. O sucesso do técnico no Alviverde, contudo, foi maior até mesmo que o de Jorge Jesus com mais troféus conquistados e uma hegemonia ainda mais duradoura, o que manteve o técnico vinculado ao Palestra durante muito tempo. O casamento do português com o Porco, contudo, pode estar com os dias contados.

Abel sempre deixou evidente durante suas entrevistas que também almeja voos mais altos, seja através de um retorno à Europa, seja assumindo alguma seleção de ponta. O Palmeiras, impulsionado pelo dinheiro da parceira Crefisa, conseguiu afastar o assédio a seu treinador, concedendo muitos benefícios ao lusitano. O técnico, porém, entrou em rota de colisão diversas vezes com a diretoria alviverde ao longo de 2023 devido a falta de reforços e a relação acabou estremecida.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras



A presidenta Leila Pereira sempre jurou de pés juntos que manteria Abel até o fim de seu mandato e que renovaria com o treinador caso fosse reeleita. O português, porém, vem se esquivando quando questionado a respeito do assunto, sobretudo após o desgaste ocorrido em 2023. Além de desentendimentos com a mandatária, Ferreira ainda teve problemas com árbitros e jornalistas, o que levou rendeu processos e suspensões ao técnico.

Existe agora a possibilidade de Abel deixar o Palmeiras e rumar à Arábia Saudita para dirigir o Al-Ittihad, assumindo a vaga do compatriota Nuno Espírito Santo que foi dispensado nesta semana após desentendimentos com os próprios jogadores. Ferreira receberia um salário astronômico graças aos "petrodólares" do governo local, teria à disposição um grande elenco (Benzema, Fabinho e Kanté) e haveria a possibilidade de disputar o Mundial de Clubes visto que a equipe saudita já está classificada para a competição.

O Oriente Médio não é exatamente o objetivo de Abel neste momento mas o lusitano sabe que terá mais chances de retornar à Europa caso faça uma boa campanha no Mundial de Clubes. Não obstante, o elenco que teria à disposição reuniria mais condições de vencer o favorito Manchester City se comparado aos times daqui do Brasil. Benzema, Fabinho e Kanté são nomes que ainda impõem muito respeito aos rivais do Velho Continente a despeito de estarem em final de carreira.

Abel, por ora, está seguro no Palmeiras pelo contrato que vai até o final do próximo ano. O dinheiro do governo saudita e a possibilidade de disputar o Mundial de Clubes com um elenco competitivo, porém, podem influenciar na decisão do treinador. Não obstante, as rusgas entre o português e os mandatários alviverdes também terão peso no futuro do lusitano.



Imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário