segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Prazo de Validade

Imagem extraída de www.facebook.com/bayer04leverkusen



Bayer Leverkusen e Girona são as grandes sensações da Alemanha e da Espanha respectivamente. Os dois times estão surpreendendo nesta primeira metade da temporada e disputando a liderança com os principais times de suas respectivas ligas. É com imensa tristeza, porém, que afirmo que dificilmente estas equipes serão mantidas para 2024-25 mesmo que eventualmente conquistem algum título.

Os Werkself e os Blanquivermells muito provavelmente perderão seus principais jogadores para rivais mais abastados e devem chegar enfraquecidos para a próxima temporada. É possível, aliás, que alguns de seus destaques sejam negociados já durante a próxima janela de transferências visto que o "vírus FIFA" causou diversas lesões de atletas e muitos clubes terão de ir às compras em janeiro. Os treinadores Xabi Alonso e Míchel estão valorizados com as boas campanhas de seus respectivos times e também podem receber propostas para saírem.

Os desmanches são comuns em equipes de menos tradição na Europa como explicado em um post anterior. Os clubes de maior poder aquisitivo certamente virão atrás dos principais jogadores do Leverkusen e do Girona que pouco terão a fazer visto que não podem competir financeiramente com seus rivais mais endinheirados. Foi o que aconteceu com o Lille de 2010-11, o Leicester City de 2015-16 e com o Ajax de 2018-19. Me surpreende, aliás, que o Napoli tenha conseguido segurar seu elenco campeão de 2022-23 -dos titulares, apenas o zagueiro Min-jae Kim saiu.



Imagem extraída de www.facebook.com/gironafc



Os eventuais rumores de propostas podem interferir no desempenho das equipes para o restante da temporada visto que os jogadores podem balançar com a possibilidade de serem vendidos e, com isso, perderem a concentração em campo. Os treinadores, sabendo que seus atletas estão valorizados, terão de blindar seus comandados para evitar que as ótimas campanhas venham por água abaixo. Não será uma tarefa fácil para Alonso e Míchel visto que os dois técnicos ainda são muito jovens e, por enquanto, não possuem muito estofo para cobrar o elenco.

Alguns podem argumentar que o Girona pertence ao City Group e, portanto, poderia manter o elenco graças ao dinheiro dos empresários emiráticos. Os Blanquivermells, porém, são um "clube satélite" e a tendência é de que seus principais jogadores sejam realocados para a "matriz" Manchester City caso não sejam negociados.

Resta ao Leverkusen e ao Girona aproveitarem seus respectivos elencos enquanto puderem. Os clubes dificilmente chegarão intactos para 2024-25 visto que seus principais jogadores receberão propostas de rivais mais abastados. Ao menos, os Werkself e os Blanquivermells receberão um bom dinheiro com as vendas e poderão reinvestir tudo em novas promessas.



Imagem extraída de www.facebook.com/bayer04leverkusen




Nenhum comentário:

Postar um comentário