quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Faca de Dois Gumes

Endrick foi a grande novidade na lista de Diniz (imagem extraída de www.facebook.com/Palmeiras).



Fernando Diniz anunciou durante a última segunda-feira a convocação para os jogos contra a Colômbia (dia 16 em Barranquilla) e contra a Argentina (dia 21 no Rio de Janeiro). A lista teve a cara do treinador com muitas novidades e, principalmente, muita ousadia. O mineiro chamou quatro estreantes a despeito das dificuldades dos duelos: Endrick (Palmeiras), João Pedro (Brighton and Hove Albion), Paulinho (Atlético Mineiro) e Pepê (Porto). Não obstante, na lista do técnico consta um total de oito atacantes e apenas três laterais.

O técnico, respaldado pelo título da Libertadores, se permitiu ousar na convocação. Não obstante, as ausências de Neymar e de Casemiro abriram vagas para que o mineiro realizasse testes na Seleção Brasileira sem muitas restrições. Cabe mencionar que as duas últimas listas foram consideradas "conservadoras" e os resultados foram aquém do esperado, exceto pela goleada de 5x1 sobre a fraca Bolívia.

Não se sabe como Diniz irá escalar a Seleção com oito atacantes e apenas três laterais à disposição. É possível que o treinador opte por um esquema de três zagueiros e utilizando Martinelli, Pepê ou Raphinha como alas. Ou então, o mineiro talvez resgate o 4-2-4 de Tite com quatro atletas ofensivos. Há, ainda, a possibilidade do treinador adotar uma formação semelhante à de Luis Enrique do PSG em 2-3-5 com cinco jogadores avançados.


 

O ex-gremista Pepê também é novidade na Seleção (imagem extraída de www.facebook.com/FCPorto).



O treinador sabe que está com moral graças ao título da Libertadores conquistado durante o último sábado. Torcedores, jornalistas e dirigentes estão encantados com o triunfo do "dinizismo" sobre o poderoso Boca Juniors e esperam que a ousadia do técnico mineiro tenha o mesmo resultado nos próximos jogos, principalmente sobre os grandes rivais argentinos. O confronto contra a Albiceleste, cabe mencionar, será no Maracanã, o mesmo palco onde o Fluminense venceu os Xeneizes, o que faz com que alguns se apeguem à mística do estádio.

Diniz, ao mesmo tempo, pode ter dado um passo maior do que as pernas ao convocar jogadores de pouca experiência na Seleção para enfrentar adversários tão difíceis. A Colômbia, embora não conte mais com a fantástica geração de 2014, ainda possui atletas que podem dar trabalho. E a Argentina, atual campeã do mundo, dispensa comentários. Ademais, o treinador deixou evidente com sua convocação que pretende enfrentar os rivais de peito aberto. Um eventual fracasso nas duas partidas pode transformar a empolgação com o mineiro em frustração e ódio, além de deixar sequelas nos novatos.

O "dinizismo" na Seleção, portanto, não terá meio-termo nesta rodada: o treinador será considerado "gênio" ou "burro" pelos torcedores dependendo do resultado dos confrontos. Diniz, empolgado com o troféu com o Fluminense, "surfa" no título da Libertadores e decidiu ousar na convocação. A aposta, contudo, foi muito alta e as consequências poderão vir nas mesmas proporções.



O ex-flamenguista João Pedro também recebe sua primeira
oportunidade (imagem extraída de www.facebook.com/officialbhafc).




Nenhum comentário:

Postar um comentário