sábado, 18 de novembro de 2023

Vestibular

Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista



Todos os anos dezenas de jogadores que estão em fim de contrato imploram por uma extensão ou renovação a seus respectivos clubes. Geralmente são atletas emprestados que dificilmente terão a mesma projeção em suas antigas equipes ou veteranos que já não desempenham a mesma intensidade de seus tempos áureos.

O jornalista Cosme Rímoli, porém, escreveu uma ótima ideia para os os jogadores provarem que merecem permanecer em seus clubes atuais: estender os seus contratos até o final dos campeonatos estaduais. Segundo o comunicador, foi o que o atacante Alexandre Pato propôs ao São Paulo: com o seu vínculo chegando ao final e sem espaço com o técnico Dorival Júnior, o paranaense pediu para jogar o Paulistão e demonstrar que ainda reúne condições de ajudar o elenco em 2024.

A grande maioria dos times ainda tem pretensões no Campeonato Brasileiro e não se pode dar ao luxo de realizar testes neste momento sob o risco de perderem título, vaga nas competições internacionais ou a permanência na Série A. Os doze pontos ainda em disputa podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso para tais equipes. 



Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista



Os campeonatos estaduais, por outro lado, perderam a relevância das décadas anteriores e hoje só servem para enriquecer federações regionais. As competições, porém, seriam perfeitas para os atletas em fim de contrato demonstrarem que ainda podem contribuir com o elenco visto que o nível técnico é menos exigente e o prejuízo seria menor em caso de eliminação.

O uso dos jogadores em final de contrato nos estaduais, ademais, permitiria que os titulares descansassem um pouco mais nos meses de janeiro e fevereiro visando as competições realmente importantes -Brasileirão, Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil. Grêmio e Athletico Paranaense há anos vêm disputando as competições regionais com reservas ou garotos da base já pensando no restante da temporada.

Os irrelevantes estaduais, portanto, poderiam ser o "teste" perfeito para que veteranos em fim de carreira e atletas em fim de contrato provarem que ainda podem ser úteis ao time -os que convencerem em campo, podem ganhar a desejada renovação. A medida também traria um pouco de significância a competições que hoje só prestam para aumentar o desgaste aos atletas no já inchado calendário brasileiro e causar crise às equipes eliminadas.



Imagem extraída de www.facebook.com/futebolpaulista




Nenhum comentário:

Postar um comentário