quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Líder em Perigo

Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo



Virou pó a vantagem do líder Botafogo em relação ao segundo colocado. O Fogão agora possui os mesmos 59 pontos do vice Palmeiras (que tem um jogo a mais) e apenas um a mais que o terceiro colocado, o Bragantino que ainda tem uma partida a disputar. O Glorioso ainda pode ser campeão brasileiro sem depender de seus adversários mas já não há mais aquela certeza de que o troféu será entregue em General Severiano.

O Fogão havia dispensado o treinador Bruno Lage há um mês atrás, demissão que a grande maioria dos comunicadores endossou (incluindo o blogueiro que vos escreve) visto que o clima entre o português e os atletas estava péssimo. Assumiu o ex-meia Lúcio Flávio (foto acima) auxiliado pelo ex-zagueiro Joel Carli. Com a mudança, o ambiente no vestiário melhorou e os resultados voltaram a aparecer a curto prazo.

O Glorioso, porém, não vence há quatro partidas e a "gordura" na tabela desapareceu. Jornalistas divergem a respeito das causas para a queda de rendimento mas todos são unânimes em afirmar de que os jogadores tem se mostrado tensos a cada partida e cometido erros muito básicos. A expulsão de Adryelson diante do Palmeiras (após o Fogão abrir 3x0) e o cartão amarelo evitável de Tiquinho Soares contra o Vasco são provas cabais de que o psicológico do elenco não vai bem.



Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo



Lúcio Flávio já é o terceiro treinador do Fogão em 2023 (o quarto se contarmos o interino Cláudio Caçapa) e a quantidade de mudanças prejudicou a evolução do grupo. Os sintomas apresentados pelo Glorioso são típicos de equipes que lutam contra o rebaixamento e que trocam de técnico o tempo todo, afundando na tabela desta forma.

A falta de experiência de Lúcio Flávio também tem sido uma das causas apontadas visto que o técnico ainda não possui estofo para cobrar o elenco adequadamente. Não obstante, o ex-meia possui consciência de que foi colocado no comando com o aval de seus jogadores e criticar o time neste momento seria o mesmo que pedir um bilhete azul.

Lúcio Flávio, por ora, está assegurado no cargo mas novas derrotas podem custar o emprego do treinador. O Botafogo, que adota o modelo do clube-empresa, tinha tudo para fazer diferente dos rivais que ainda são administrados da maneira tradicional, mas acabou cometendo os mesmos erros de seus concorrentes e agora se vê em crise mesmo na liderança do Brasileirão.



Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo



LEIA MAIS:

ESPN- "Como 'cartolas', Tiquinho e companhia são um desastre no Botafogo": https://www.espn.com.br/futebol/botafogo/artigo/_/id/12836878/opiniao-cartolas-tiquinho-companhia-desastre-botafogo

Cosme Rímoli- "Botafogo se torna o líder mais desacreditado. Jogadores que derrubaram Lage fracassam. 13 pontos de vantagem desapareceram": https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/botafogo-desacreditado-lage-13-pontos-desapareceram-07112023

Canal do VSR- "Botafogo derrete e o Brasileirão está 100% aberto": https://youtu.be/svcZ1azpK7Q?si=S-BE8Uq_YJUVT8ZX




Nenhum comentário:

Postar um comentário