quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Suárez Deixará Saudades no Brasil

Imagem extraída de www.facebook.com/LuisSuarez9



Eu duvidei muito que Suárez pudesse fazer sucesso no Brasil. O jogador, aos 36 anos, já não era o mais atacante espetacular que faturou a Tríplice Coroa pelo Barcelona em 2015. Não obstante, o uruguaio vinha de problemas físicos que prejudicaram seu desempenho na Copa 2022 e suas exibições pelo Nacional do Uruguai durante o mesmo ano foram aquém do esperado. O autor, porém, pagou pela língua e viu o Pistolero brilhar no Grêmio. E o blogueiro ainda admite: Luisito deixará muitas saudades por aqui quando for embora.

Suárez adaptou-se rapidamente ao seu novo time e não tardou brigar pela artilharia dos campeonatos disputados. A forma física, obviamente, já não é a mesma de 2015 pela idade e pelo histórico de lesões. O talento e a aplicação nos gramados, contudo, ainda permanecem intactos. O desempenho do Pistolero foi tão impactante em terras tupiniquins que o treinador Loco Bielsa resolveu dar uma chance a Luisito apesar da necessidade de renovação do elenco celeste.

O que mais encantou o autor, contudo, não foi o desempenho em campo de Luisito, e sim suas atitudes. Suárez é um craque que ergueu inúmeros troféus na Europa, mas o jogador demonstra uma simplicidade exemplar, dentro e fora dos gramados. Dentro das quatro linhas, o uruguaio não é "fominha", serve os companheiros melhor posicionados, volta para recompor e ajuda a atrair a marcação rival. Fora deles, o Pistolero foi visto fazendo compras despreocupadamente em um supermercado de bairro e o atleta atendeu carinhosamente aos fãs que pediam fotos ou autógrafos.



Imagem extraída de www.facebook.com/LuisSuarez9



Luisito é um astro mas em nenhum momento demonstrou o estrelismo exibido por alguns de seus colegas. O uruguaio não fez exigências absurdas para assinar com o Grêmio, foi conquistando o elenco naturalmente e hoje ele é o terceiro capitão do grupo, atrás apenas dos eternos Geromel e Kannemann. O jogador, mesmo em fim de carreira, demonstrou nos treinos e nos gramados a mesma aplicação de quando era jovem.

A passagem de Suárez pelo Grêmio, porém, já tem um prazo de validade. O jogador recebeu um convite de seu amigo Lionel Messi para jogar a MLS pelo Inter Miami e irá para os Estados Unidos ao final de 2023. O uruguaio, em princípio, tentou se transferir na metade deste ano -ele até teria proposto devolver todo o seu milionário salário ao Imortal como compensação- mas os cartolas gremistas negaram visto que o Grêmio contava com o atacante para a disputa dos troféus neste segundo semestre.

Suárez demonstrou que o talento e a aplicação não envelhecem e que ainda pode fazer a diferença nos gramados mesmo na reta final de sua carreira. Mais do que isso, o uruguaio deu uma verdadeira lição de humildade com suas atitudes dentro e fora de campo. Seria muito bom que mais jogadores seguissem o exemplo de Luisito aqui no Brasil com mais dedicação e menos estrelismos.



Imagem extraída de www.facebook.com/LuisSuarez9




Nenhum comentário:

Postar um comentário