quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Bom para Ambos?

Imagem extraída de www.facebook.com/BVB



O Borussia Dortmund já estava classificado no "grupo da morte" enquanto o Paris Saint-Germain precisava vencer para não depender do resultado da outra partida, disputada entre Newcastle United e Milan. O empate acabou sendo satisfatório para ambos os times visto que os mandantes terminam na liderança da chave enquanto os visitantes conseguiram a segunda vaga beneficiados pelo placar na Inglaterra.

Edin Terzić escalou seu time em 4-1-4-1 com a proposta de controlar o jogo e explorar o anseio dos rivais. Luis Enrique, por sua vez, armou o PSG em um surpreendente 4-4-2 devido aos desfalques de sua equipe.

O Paris Saint-Germain, necessitando da vitória, foi mais ofensivo, principalmente pelo lado esquerdo com Hernandez, Barcola e Mbappé. Os visitantes, porém, perderam gols inacreditáveis ao longo da primeira etapa. O Borussia Dortmund procurou desacelerar o jogo e respondeu no toque de bola, além de contar com as subidas de Marius Wolf pela direita aproveitando os espaços vazios por aquele lado, mas Donnarumma, em uma tarde inspirada, realizou boas intervenções.

O equilíbrio prevaleceu ao longo de toda a primeira etapa a despeito das discrepâncias financeiras e técnicas entre as duas equipes. Os próprios números fornecidos pelos comentaristas do canal TNT Sports deixaram isto evidente.



PSG, em 4-4-2, concentra seus esforços em seu forte lado esquerdo
mas perde muitos gols. Borussia Dortmund, em 4-1-4-1, desacelera
o jogo no toque de bola e conta com as subidas de Wolf aproveitando
os espaços deixados pelos franceses (obtido via this11.com).



Borussia Dortmund passa a utilizar mais o lado direito com Bensebaini enquanto Füllkrug permanece na área do PSG para abrir espaços na marcação francesa. Com um trabalho conjunto de ambos, Karim Adeyemi abre o placar para os mandantes. Os alemães, porém, não têm tempo de comemorar e os franceses reagem rapidamente com Zaïre-Emery que empata após falha do mesmo Adeyemi.

Luis Enrique troca Kang-in por Ugarte para soltar os meias, centraliza Mbappé e desloca Kolo Muani para a esquerda, mudando o esquema para 4-3-3. Terzić responde trocando Bynoe-Gittens, Wolf e Özcan por Malen, Schlotterbeck e Sabitzer, respectivamente, para fechar os espaços.

O Paris Saint-Germain consegue a virada mas o gol é anulado após revisão do VAR -Mbappé foi flagrado em impedimento. Os franceses, sabendo que o Milan estava vencendo o Newcastle na outra partida, diminuem o ritmo visto que o empate mais a vitória dos italianos era suficiente para obter a segunda vaga. Terzić tenta o desempate trocando Adeyemi e Füllkrug por Reyna e Haller, mas a zaga francesa e Donnarumma garantem o placar.

O Borussia Dortmund consegue terminar em primeiro no grupo da morte assim como havia feito em 2012-13 quando superou Real Madrid, Ajax e City apesar de todas as discrepâncias financeiras. Mesmo com o elenco enfraquecido em relação às temporadas anteriores, os Aurinegros surpreenderam mais uma vez e trouxeram esperanças ao seu torcedor.

PSG, por sua vez, não justificou o investimento no elenco nesta fase de grupo da Champions. Os franceses tiveram um desempenho medíocre e ficaram perto de serem eliminados já nesta etapa. Terão de jogar muito mais bola no mata-mata se quiserem faturar a desejada "Orelhuda".

O empate acabou sendo um resultado bom para ambas as partes visto que ambos conseguiram seus respectivos objetivos. Faltou, porém, mais ambição ao Paris Saint-Germain que agora corre o risco de pegar um rival difícil já nas oitavas. O Borussia, por sua vez, tentou a vitória mas acabou esbarrando nas próprias limitações visto que seu elenco é menos robusto que o dos franceses.



Imagem extraída de twitter.com/BVB




Nenhum comentário:

Postar um comentário