sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

(Re)Baixada Santista

Imagem extraída de www.facebook.com/sitetrivela



O que parecia impossível aconteceu. O Santos, após anos brincando com a própria sorte, foi rebaixado durante a noite de quarta-feira ao ser derrotado em casa diante do Fortaleza em partida que sequer terminou por invasão em campo após o segundo gol do Laion. O Peixe precisava vencer os cearenses para não depender de outros placares mas o Vasco e o Bahia ganharam seus jogos. A combinação de resultados culminou no primeiro descenso do Alvinegro Praiano em sua história.

O clima já estava péssimo antes do jogo decisivo visto que horas antes do confronto contra o Fortaleza, vazou a informação de que dois jogadores, Marcos Leonardo e Jean Lucas, teriam se atrasado para o embarque com destino à partida anterior conta o Athletico Paranaense. O fato, segundo o dirigente Alexandre Gallo, teria afetado o restante do elenco nas duas últimas rodadas.

O time, em campo, mais parecia preocupado em torcer pelos tropeços dos adversários do que vencer o Fortaleza. Talvez o Peixe acreditasse que o Bragantino e o Atlético Mineiro, por serem times da parte de cima da tabela, derrotariam facilmente o Vasco e o Bahia, respectivamente. Os resultados desejados, porém, não se concretizaram e o clima de tensão foi envolvendo todos os santistas no estádio. Cabe mencionar que o próprio autor não levava fé no rebaixamento do time praiano visto que o Alvinegro chegou a abrir quatro pontos do Z-4.

O Peixe, além da humilhação de cair, sentirá no bolso o peso da péssima campanha de 2023, o que comprometerá ainda mais sua situação financeira. O Santos não se classificou para a Copa do Brasil 2024 e não competirá em nenhuma competição internacional no próximo ano, o que significa menos jogos disputados e, consequentemente, menos lucros pelos direitos de transmissão. Não obstante, a Série B paga muito menos aos times participantes em relação à Série A. Por fim, os patrocinadores se desinteressarão pelo clube devido à menor exposição na mídia do Alvinegro e jogadores terão de ser negociados (muitos a preço de banana) ou dispensados porque não haverá como manter seus salários.



Torcedores santistas vandalizaram os arredores da Vila
Belmiro (imagem extraída de www.facebook.com/sitetrivela).



Alguns torcedores, não obstante, protagonizaram uma verdadeira barbárie após a confirmação do rebaixamento. Vândalos atiraram bombas no campo e depois depredaram veículos nos arredores da Vila Belmiro -o carro do atacante Stiven Mendoza foi incendiado. Além dos prejuízos financeiros, o Santos pode perder mandos de campo pela atitude dos fãs e jogadores terão argumentos para deixar o clube de graça através da justiça alegando insegurança no trabalho.

A esperança por melhorias está no próximo sábado quando o Santos passará por eleições gerais e cinco candidatos concorrem ao cargo de presidente. O sucessor de Andrés Rueda (que não tentará a reeleição) terá muitos desafios para 2024 incluindo sanear as finanças, recuperar a competitividade da equipe, lidar com a enfurecida torcida (que já prejudicou o Peixe duas vezes por invasão de campo em 2023) e levar o time de volta à Série A. 

O destino do Santos em 2023 deveria servir de lição aos demais clubes que acreditam piamente no mantra de que "time grande não cai". Internacional e Cruzeiro, que jamais haviam sido rebaixados até a década de 2010, também se viam como "imunes" ao descenso até que a realidade bateu a porta de ambos. Infelizmente, sabemos que a grande maioria dos nossos dirigentes nunca aprende e alguns até repetem erros de antecessores em um misto de soberba e negação da realidade.

O Santos foi rebaixado porque acreditava que "time grande não caía" mas descobriu da pior maneira que gestões amadoras e irresponsáveis podem levar a consequências desastrosas mesmo para equipes tradicionais. O próximo presidente terá a oportunidade de corrigir os erros das administrações anteriores e reformular a instituição para que o Peixe nunca mais passe novamente pelos mesmo vexame, mas não estou muito esperançoso com relação a isto.



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc




Nenhum comentário:

Postar um comentário