quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Deste Mattos Sai Coelho?

Imagem extraída de twitter.com/VascodaGama



O Vasco, após se safar do rebaixamento na última rodada, promoveu mudanças radicais na gerência do futebol: saiu Paulo Bracks a assumiu Alexandre Mattos (à direita na foto acima), bastante lembrado por seus trabalhos no Cruzeiro e no Palmeiras. O dirigente, que estava no Athletico Paranaense, não tardou a mostrar suas garras e declarou que o Cruzmaltino tem interesse no meia Gustavo Scarpa, também pretendido por Atlético Mineiro, Flamengo e Internacional.

O modus operandi de Mattos é bastante conhecido dos torcedores de Palmeiras e Atlético Mineiro: o dirigente sempre busca por contratações de impacto para manter o time em evidência. Se o jogador em questão estiver sendo disputado, melhor ainda visto que isto também atingiria os rivais. Foi assim quando o Verdão venceu a concorrência de São Paulo e Corinthians por Dudu em 2015.

Mattos, aliás, mudou bastante seu perfil desde os tempos quando foi bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014. O dirigente, em seus dois anos de Raposa, montou elencos com jogadores consagrados mas que estavam em baixa no mercado. Casos de Dagoberto, Júlio Baptista, Borges, Marcelo Moreno e outros.



Imagem extraída de twitter.com/VascodaGama



As atitudes de Mattos desde a sua saída da Raposa, porém, beiraram à megalomania. No Palmeiras recém-fortalecido com o dinheiro da Crefisa, o dirigente montou elencos inchados e com algumas contratações de impacto que não vingaram, casos de Barrios, Borja, Guerra e Diogo Barbosa. O cartola, porém, só conseguiu três títulos (dois Brasileiros e uma Copa do Brasil) durante o período em que esteve no Porco (2015 a 2019).

Mattos também teve uma passagem pelo Atlético Mineiro durante o vitorioso ano de 2021 quando o Galo foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Na ocasião, o dirigente usou o dinheiro injetado pelos mecenas "4R" para inchar o elenco novamente com muitas contratações, incluindo o atacante Hulk. O gerente, porém, acabou desligado após as eleições do clube ao final da temporada.

O gerente, agora contando com os recursos da 777 Partners, fornece pistas de que repetirá a fórmula que o consagrou no Palmeiras. Cabe lembrar, porém, que o antecessor Paulo Bracks também fora ao mercado no início de 2023 e contratou muito mais por quantidade do que qualidade. Ter um elenco robusto é muito bom mas a experiência de Mattos no Palmeiras e o próprio Vasco na temporada anterior demonstraram que não é bem assim.



Imagem extraída de twitter.com/VascodaGama




Nenhum comentário:

Postar um comentário