domingo, 10 de dezembro de 2023

Entrou Areia, ou Melhor, Fungo




Eu tinha um colega no ICB cujas ideias eram, digamos, bastante arrojadas. Quase toda semana ele aparecia no laboratório onde eu trabalhava com uma proposta de experimento mais ousada do que a outra. E eram projetos bastante grandiosos com muito potencial midiático (segundo ele mesmo) e que pudessem ter alguma contribuição com os esportes. Como eu nem sempre me envolvia com suas pesquisas, não faço ideia se ele teve algum êxito.

2009. Esse meu colega, após muita negociação, conseguiu obter cerca de 48 amostras que ele iria buscar durante um final de semana. Até hoje me lembro que o sujeito apareceu no laboratório com caixas e mais caixas de equipamentos que seriam utilizados na pesquisa em questão. O técnico ficou louco com a quantidade de instrumentos que ele teria de preparar para a execução do projeto.

O meu colega, na semana seguinte, chegou com o material obtido no laboratório. Um amigo meu ficou responsável pelos recipientes e, com muito trabalho, ele conseguiu acomodar aquelas amostras na estufa onde ficariam conservadas até que os experimentos pudessem ser realizados.






Meu amigo e o técnico do laboratório verificavam as amostras de tempos em tempos e notaram que algumas das garrafas estavam ficando turvas o que indicava contaminação do material. Um a um os receptáculos foram se perdendo pelo ataque de fungos e vimos todo aquele trabalho, que levou semanas para ser elaborado, ir em vão em apenas dois dias.

Restou contarmos ao colega autor do projeto que as amostras foram perdidas. O sentimento de frustração foi muito grande até mesmo para mim que não estava envolvido na pesquisa. Não faço ideia se ele repetiu os procedimentos em alguma outra ocasião ou laboratório, ou se ele simplesmente abandonou aquele estudo.

O incidente com as amostras me ensinou que a vida nas pesquisas não é apenas de sucesso. Muitas amostras acabam se perdendo e sempre há a possibilidade dos estudos não terem os resultados esperados. É necessário saber lidar com frustração e, principalmente, aprender com os erros para que não se repitam em ocasiões futuras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário