quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Pirlo 2.0

Imagem extraída de www.facebook.com/tonikroos



Andrea Pirlo foi um dos melhores meio-campistas que o blogueiro já viu atuar. O italiano era dono de uma técnica incrível e de uma visão de jogo excepcional. Não a toa fez toda a diferença no Milan, na Juventus e na seleção de seu país. Apesar de ter características de um autêntico camisa 10, o atleta acabou se destacando como primeiro volante por um acaso do futebol.

Toni Kroos já havia jogado em quase todas as posições do meio-de-campo: 2º volante/meia central, meia-armador e até como ponta direito. O Real Madrid, porém, sofreu muitos desfalques ao longo da temporada 2022-23 e Carlo Ancelotti, que havia trabalhado com Pirlo no Milan, resolveu escalar o alemão na mesma função do volante italiano. O camisa 8 não decepcionou em sua missão e passou a atuar mais vezes desta maneira.

Uma sutil diferença é a de que Kroos (por enquanto) não joga tão recuado enquanto Pirlo, durante alguns jogos, chegou a atuar enfiado entre os zagueiros para liberar os laterais. O alemão não possui as características defensivas do italiano mas a tendência é de que o jogador do Real Madrid perca a mobilidade no campo visto que a idade e as condições físicas deverão ser empecilhos durante os próximos anos.



As funções que Kroos já desempenhou em campo (imagem obtida via this11.com).



Pirlo também foi perdendo a mobilidade durante suas últimas temporadas pela Juventus quando já estava beirando os 40 anos. O treinador Massimiliano Allegri, então, fixou seu volante à frente da defesa (com liberdade recuar como um 3º zagueiro) enquanto os demais meio-campistas (Vidal, Pogba e Marchisio) tratavam de carregar o piano em campo. O trintão Kroos talvez tenha o mesmo destino, sobretudo se continuar tão bem na função de cabeça de área. 

Uma pena que Kroos já tenha se aposentado pela Seleção Alemã. O genial meio-campista se reinventou em campo e agora ajuda o Real Madrid em novas funções. Além de transmitir experiência aos companheiros e estar em boa forma física, o camisa 8 poderia cobrir os colegas em campo agora que suas características defensivas estão aprimoradas.

Pirlo e Kroos são dois craques que provaram que a idade nem sempre é um empecilho para boas atuações em campo. Os dois atletas conseguiram se reinventar dentro das quatro linhas e continuaram prestando bons serviços a seus respectivos times apesar da idade.



Imagem extraída de www.facebook.com/tonikroos




Nenhum comentário:

Postar um comentário