domingo, 24 de dezembro de 2023

Meu Reencontro com o CEPEUSP




O Centro de Práticas Esportivas da USP -ou CEPEUSP- é um espaço para ser usufruído pela comunidade da universidade. Apesar de frequentar o local com relativa periodicidade, eu nunca tive lá muito apego pelo espaço. Tanto que jamais fui até lá durante o meu primeiro semestre de aulas. Confesso, porém, que foi muito emocionante voltar a pisar lá após anos afastado.

Estive no local pela última vez em dezembro de 2019, antes da pandemia começar. Desde então, nunca mais havia ido ao CEPEUSP. Não tinha ideia se o local havia sido reformado, modificado, demolido ou algo assim. Vi uma ou outra foto das instalações através das redes sociais dos times da Farmácia mas nada que oferecesse detalhes profundos. Eu precisava ver com meus próprios olhos para tirar minhas conclusões.

O meu reencontro com o CEPEUSP se deu durante o sábado passado para mais uma confraternização organizado pela Farmácia. O local ainda era praticamente o mesmo de quando estive lá pela última vez em 2019. Ainda que não tivesse tanto apego pelo espaço, foi como rever um velho amigo após muito tempo. Estavam lá as quadras de piso áspero (também conhecidas como "lixas" pelos frequentadores), o velódromo, os vestiários com os mesmos avisos para não esquecer os cadeados, ... Enfim, quase nada havia mudado.

A única grande diferença foi a lanchonete que fechou as portas e que ficava localizada próximo à entrada do CEPEUSP -provavelmente o contrato da licitação havia terminado. Foi uma pena, afinal aquele estabelecimento já me salvou em diversas ocasiões -perdi a conta de quantas vezes fui correndo até lá ávido por um refrigerante ou por um Gatorade no calor. Em seu lugar estavam dois trailers que quebram o galho mas cujos preços são um pouco elevados. Também reparei no belo jardim (que ilustra este texto) próximo aos comércios mas não faço ideia se ele já existia em 2019 ou se foi cultivado em tempos recentes.






Eu cheguei bastante cedo no local apesar de ter pego trânsito no caminho -eram cerca de 8:30 da manhã. O CEPEUSP estava praticamente vazio e com poucos frequentadores, provavelmente devido ao período de férias escolares. Não demorei a encontrar alguns alunos da Farmácia -quase todas caras novas para mim, afinal já haviam se passado quatro anos desde o último encontro e quatro turmas novas de 150 estudantes (divididos em integral e noturno) já haviam ingressado desde então.

Fui apresentado a tantas pessoas ao mesmo tempo que eu mal me lembro de seus nomes e de seus rostos! A Atlética da faculdade havia conseguido uma parceria com uma marca de bebidas e pude degustar de um energético por cortesia da instituição. O blogueiro, porém, não sabia que o produto era gaseificado, agitou a garrafa e, por muito pouco, não levou um banho sabor melancia com morango!

Diversos conhecidos, para a surpresa do autor, compareceram ao encontro, incluindo alguns que estavam residindo no exterior. Pude conversar rapidamente com eles e tirar algumas selfies para registrar os momentos. Aliás, acho que eu deveria ter tirado mais fotos com as pessoas mas, como eu escrevi no post de domingo passado, eu perdi minhas "habilidades sociais" durante a quarentena.

O único momento desagradável da minha visita foi o sol fortíssimo que irradiou sobre o CEPEUSP -os termômetros marcavam temperaturas entre 36 e 38ºC! Eu não estava mais acostumado com todo aquele calor após tanto tempo refugiado em casa. Ao menos, a tradicional chuva de verão não interferiu no desenrolar das partidas como ocorrera em outros Interanos.

Fomos embora por vota das 13h rumo ao prédio da Vivência onde ocorreria o churrasco de confraternização. Deixei o CEPEUSP satisfeito em rever um "velho amigo" após tantos anos longe e com a certeza de que aquele não foi o último encontro. Eu jamais havia demonstrado apego ao espaço mas, como dizem por aí, só damos valor às coisas quando as perdemos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário