segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Hora dos Jogadores Pagarem o Preço

Imagem extraída de www.facebook.com/Botafogo



O Botafogo deu adeus às chances de título brasileiro após empatar em casa com o Cruzeiro. A quatro pontos atrás do líder Palmeiras e havendo apenas mais três em disputa, o Glorioso não pode mais alcançar o Verdão na tabela. Resta à Estrela Solitária lutar por uma vaga direta na Libertadores. Para isto, terá de derrotar o Internacional no Beira Rio e ainda torcer para que o Grêmio não vença o Fluminense no Maracanã.

Muitos comunicadores culparam o treinador Tiago Nunes pela derrocada visto que o gaúcho não venceu nenhuma partida desde que desembarcou em General Severiano -foram quatro empates em quatro jogos. Eu, no entanto, acredito que esteja na hora dos jogadores assumirem a sua responsabilidade na perda do título, afinal os proprietários do Botafogo haviam ficado ao lado dos atletas quando houve a ruptura com Bruno Lage (que acabou demitido durante a ocasião) e os futebolistas não corresponderam após a saída o português.

Os dirigentes botafoguenses, não obstante, conseguiram piorar a situação ao tentarem desviar o foco dos problemas: acusaram a CBF de "corrupção" e depois elaboraram um "dossiê" com supostos erros de arbitragem contra o Glorioso. A atitude dos cartolas, porém, não serviu para acalmar os torcedores que protestaram contra os atletas e também contra o sócio majoritário do Fogão, John Textor. E as duas medidas ainda trarão problemas judiciais ao clube.



Imagem extraída de twitter.com/Botafogo



É fato que seja mais barato demitir o treinador ao invés de vários jogadores. E também é sabido que os atletas são os "ativos" dos clubes e puní-los seria o mesmo que desvalorizá-los. O elenco botafoguense, porém, teve a grande chance de provar que Bruno Lage era o responsável pela queda de rendimento, mas tudo o que o grupo demonstrou foi que o problema não era o técnico.

Os dirigentes deveriam manter Tiago Nunes e realizar uma grande reformulação para 2024. O elenco, que levou meses para ser acertado, não se mostrou confiável para as partidas decisivas e, não obstante, não correspondeu em campo após a saída do português. A tendência, porém, é de que ocorra o contrário justamente pelas questões financeiras.

O Botafogo teve o Campeonato Brasileiro 2023 nas mãos mas conseguiu perder uma "gordura" de 13 pontos porque não soube gerir o grupo. Agora o clube paga o preço por uma série de decisões infelizes tomadas por seus dirigentes e o time volta à estaca zero para 2024. 



Imagem extraída de twitter.com/Botafogo




Nenhum comentário:

Postar um comentário