segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Procura-se Jogador com Experiência

Imagem extraída de www.facebook.com/RedBullBragantino



A campanha do Red Bull Bragantino em 2023 não pode ser considerada uma decepção visto que a Massa Bruta não era favorita ao troféu. O time de Bragança chegou a flertar com a liderança durante algumas rodadas da competição e reunia condições para terminar em uma posição melhor na tabela, mas não conseguiu se sustentar na reta final diante de rivais mais tradicionais. Um dos motivos para a queda de rendimento foi o fato do grupo ser predominantemente jovem e pouco acostumado às grandes decisões, algo que já apontei em outro post.

O Red Bull Bragantino é um "clube satélite" adquirido pela empresa de bebidas Red Bull e sua principal função é captar garotos promissores aqui no Brasil para que possam abastecer as "matrizes" do conglomerado austríaco, o Red Bull Leipzig e o Red Bull Salzburg. Isto explica porque o elenco da Massa Bruta é predominantemente jovem e há pouco investimento em atletas mais experientes.

Veteranos, por sua vez, não possuem a intensidade dos jovens e também são mais propensos às lesões, mas são eles quem "seguram a bronca" nas partidas mais duras e também são eles quem indicam o caminho para o grupo durante as situações mais difíceis. Um bom exemplo é o venezuelano Tomás Rincón que melhorou o aspecto anímico de um inexperiente Santos. O Fortaleza também contratou alguns argentinos trintões (Brítez, Lucero e Romero) justamente para dar "casca" à equipe.



Imagem extraída de www.facebook.com/RedBullBragantino



A contratação de medalhões iria contra a política do Red Bull Bragantino de garimpar jovens aqui na América do Sul mas aumentaria as chances da Massa Bruta sobreviver aos jogos mais duros quando é necessária mais força mental. Ademais, o time tem a obrigação profissional de lutar pelos títulos (não necessariamente vencer) e também de competir em respeito ao torcedor que paga ingresso. 

Muitos dos "clubes satélites" têm plena noção da necessidade por resultados e abrem exceções em suas contratações. Um bom exemplo é o Girona que, apesar de ser uma "filial" do Manchester City, contratou o veterano Daley Blind justamente para liderar os jovens. O holandês, com sua experiência, ajuda a segurar a bronca nos jogos mais difíceis e os Blanquivermells estão conseguindo brigar com os gigantes Real Madrid e Barcelona pelo título do Campeonato Espanhol.

Seria interessante também que o Bragantino desse uma certa prioridade para o Campeonato Paulista em 2024. A competição perdeu a relevância nos últimos anos mas o título ajudaria a tirar o peso das costas do elenco e o time poderia sentir menos os jogos decisivos subsequentes. Ademais, o troféu faria os adversários respeitarem mais a Massa Bruta em campo, além de ser mais acessível que uma Libertadores ou uma Copa do Brasil.

Os objetivos da Red Bull eram evidentes quando adquiriu o Bragantino mas o sucesso da equipe aqui no Brasil foi tão grande que o conglomerado poderia tentar voos mais altos sem ter de abrir mão da política de garimpar jovens. Isso sem mencionar que os troféus valorizariam ainda mais os seus jogadores, o que significaria ainda mais lucros para a empresa de bebidas.



Imagem extraída de www.facebook.com/RedBullBragantino




Nenhum comentário:

Postar um comentário