sábado, 2 de dezembro de 2023

Nau à Deriva

Imagem extraída de www.facebook.com/vascodagama



América Mineiro e Coritiba já haviam caído. O Goiás foi rebaixado na última quinta-feira e resta apenas uma vaga no Z-4 do Campeonato Brasileiro 2023. Corinthians, Cruzeiro, Santos, Vasco e Bahia lutam para evitar o trágico descenso nos dois jogos restantes. O Timão e a Raposa têm apenas chances matemáticas de queda -teriam de perder as próximas duas partidas e ainda dependeriam de uma combinação de resultados para irem à Série B. Isso significa que a disputa deve ficar mesmo entre as três equipes restantes.

O Bahia, matematicamente, é o time corre mais riscos visto que não depende apenas de si para permanecer na Série A -precisa vencer pelo menos um dos jogos e torcer para que algum dos dois concorrentes tropece. O Vasco, porém, terá a tabela mais complicada a cumprir visto que visitará o Grêmio (que luta por vaga no G-4 e ainda sonha com o título) amanhã e depois receberá o Red Bull Bragantino (que deseja fugir dos playoffs da Libertadores).

O Tricolor e o Peixe, por sua vez, terão partidas mais tranquilas na tabela. Os baianos visitam o já rebaixado América Mineiro e depois recebem o Atlético Mineiro, que pode vir mais "relaxado" caso o Palmeiras confirme o título hoje. Os santistas, por sua vez, enfrentam o Athletico Paranaense (na Ligga Arena) e o Fortaleza (na Vila Belmiro) que, apesar de serem adversários fortes, não aspiram por mais nada no Brasileirão.



Imagem extraída de www.facebook.com/vascodagama



É possível que o Gigante da Colina tenha confirmado seu descenso na última terça-feira após perder em casa para o Corinthians. O Timão era um rival direto na luta contra o Z-4 e se mostrava um adversário bem mais acessível que os dois próximos. O Cruzmaltino começou até bem o confronto contra o Timão e teve o apoio de sua torcida mas acabou sucumbindo aos paulistas na segunda etapa.

O Cruzmaltino, porém possui uma vantagem em relação aos seus dois concorrentes: o Vasco conta com um elenco muito melhor que os adversários e também com um treinador mais vivido, o argentino Ramón Díaz. E o Gigante da Colina já conseguiu arrancar alguns resultados surpreendentes incluindo vitórias sobre os grandes rivais Fluminense e Botafogo.

Resta ao Vasco jogar a vida contra os dois últimos adversários. As dificuldades serão muitas mas o futebol é fascinante justamente porque é imprevisível. Por mais que as chances estejam contra o Cruzmaltino, o time reúne condições para terminar o ano em um final feliz -ou menos triste dependendo do ponto de vista.



Imagem extraída de www.facebook.com/vascodagama




Nenhum comentário:

Postar um comentário