domingo, 17 de dezembro de 2023

Quatro Anos Depois...




Chega de histórias antigas relacionadas à Farmácia, não é mesmo? Ontem, após quase um ano sem ir à Faculdade de Ciências Farmacêuticas, retornei ao local onde passei boa parte de minha vida. E foi por um motivo muito especial: participar de mais uma confraternização entre as turmas que estudam e estudaram na instituição, o Interanos 2023.

Não foi o meu primeiro evento relacionado à Farmácia pós-pandemia -em 2022 estive na universidade em duas ocasiões sendo uma para prestigiar um simpósio promovido por um colega (que hoje é docente) e em outra por convite do diretor da faculdade. Mas foi a primeira vez que estive no local para um acontecimento informal. E eu realmente me senti como se fosse a "primeira vez" que pisava no local.

Quatro anos se passaram desde 2019, época quando fui ao meu último Interanos. Confesso que me senti um peixe fora d'água, afinal quatro turmas novas ingressaram na instituição desde então e encontrei poucos conhecidos inicialmente. Aliás, eu adicionei alguns alunos da Farmácia nas redes sociais durante a quarentena e eu jamais tive a oportunidade de conhecê-los presencialmente.






É preciso mencionar, aliás, que o isolamento me deixou algumas sequelas psicológicas e eu tive um pouco de dificuldade em me aproximar das pessoas, principalmente daquelas que eu não conhecia até então. Me senti um ex-presidiário voltando ao convívio da sociedade. Confesso que eu sentia até um pouco de vergonha de me aproximar das pessoas e pedir para tirar algumas selfies com elas, mas eu consegui vencer essa barreira.

O sentimento de estranhamento foi passando à medida em que fui conversando com os alunos. Aos poucos, eu me senti em casa novamente e nem parecia que quatro anos haviam se passado. Muita coisa mudou até porque a sociedade se transformou bastante durante o período mencionado, mas as tradições que as instituições acadêmicas cultivaram ainda estavam lá presentes como a premiação para os destaques do ano e o "Farmácia Mi".

O Interanos 2023, mais do que uma confraternização, foi para mim uma reintegração social. Há anos que não sabia o que era conhecer pessoas novas, trocar ideias e tomar uma cerveja com elas. Eu, aliás, me contive um pouco no churrasco afinal fazia tempo que não tinha tanta proximidade de desconhecidos e estava receoso em relação à reação das pessoas. Mas era tudo o que eu necessitava após três anos de "prisão domiciliar" mais um onde fomos voltando aos poucos às nossas vidas normais.

Gostaria de agradecer à Atlética e aos alunos que organizaram a confraternização, e também aos novos e velhos amigos por me ajudarem a readquirir meus hábitos sociais que haviam sido perdidos com o isolamento. Teremos mais posts a respeito do Interanos 2023 durante os próximos domingos assim que eu elaborar novos roteiros! Finalmente teremos histórias referentes ao presente da Farmácia aqui no blog! Não percam!







Nenhum comentário:

Postar um comentário