sábado, 9 de dezembro de 2023

Cavani uma Vaga?

Imagem extraída de www.facebook.com/EdiCavaniOfficial



O Boca Juniors está fora da Libertadores 2024. O time xeneize havia apostado tudo na final contra o Fluminense e deixou escapar pontos importantes no Campeonato Argentino que custaram posições na tabela e também a classificação da equipe para a competição continental.

A ausência do Boca Juniors na Libertadores significa que o orçamento do clube também estará comprometido para o próximo ano visto que a instituição não receberá os direitos de transmissão da competição e nem possíveis prêmios pelo desempenho. Não obstante, patrocinadores e jogadores se desinteressarão pelos Xeneizes visto que o time terá menos visibilidade. Com isso, dificilmente haverá como manter o elenco para a temporada seguinte.

A tendência, portanto, é de que o time sofra um desmanche que pode ser benéfico aos times daqui. Sim, afinal os clubes brasileiros poderão tirar proveito da situação do Boca visto que, sem o dinheiro da Libertadores, os Xeneizes provavelmente terão de vender seus jogadores a preços mais baixos para fazer caixa e muitas das estrelas não terão seus contratos renovados visto que a equipe argentina não terá como bancar seus salários.

Valeria a pena ficar de olho em um jogador em especial, o atacante Edinson Cavani. O uruguaio, aos 36 anos (completa 37 em fevereiro) já não é o atleta espetacular que brilhou no Napoli e no Paris Saint-Germain. Ainda assim, o Tarzan realizou boas exibições pelo Boca Juniors e o uruguaio foi fundamental para a boa campanha dos Xeneizes no vice da Libertadores.



Imagem extraída de www.facebook.com/EdiCavaniOfficial



Cavani já teve seu nome ventilado em diversos clubes brasileiros no passado incluindo Botafogo, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Palmeiras mas nada concreto. O sucesso de seus compatriotas aqui no Brasil e a atual situação do Boca, porém, poderiam facilitar uma possível negociação desta vez. O contrato do atleta com os Xeneiezes vai até o fim de 2024 mas ausência do time a Libertadores poderia pesar contra sua permanência na Argentina.

Cabe mencionar, porém, que as questões físicas pesam contra Cavani. Tanto que o atleta atuou durante apenas 45 minutos na decisão contra o Fluminense e sua utilização em campo deve ser feita com parcimônia para se evitar lesões. Ademais, o uruguaio teve alguns desentendimentos com Neymar durante seus tempos de PSG o que pode gerar alguma rejeição inicial ao Tarzan, algo que pode ser atenuado com o desempenho do atacante.

Os clubes brasileiros, por outro lado, poderiam contar com um atleta vivido que poderia "segurar a bronca" em grandes jogos. Ademais, Cavani demonstrou com a camisa xeneize a mesma dedicação e raça dos tempos enquanto estava em seu auge. E o uruguaio, por ser um atleta midiático, poderia ser utilizado em campanhas publicitárias para aumentar o faturamento das equipes.

Não sabemos se Cavani poderia repetir no Brasil o sucesso do compatriota Suárez mas o Tarzan reúne características muito apreciadas por torcedores daqui (raça e profissionalismo) e também muito talento a despeito da idade avançada para o futebol. Haveria um risco muito grande (salários e lesões) em trazer o uruguaio para os nossos clubes mas o veterano demonstrou pelo Boca Juniors que ainda poderia decidir muitos jogos duros.



Imagem extraída de www.facebook.com/EdiCavaniOfficial




Nenhum comentário:

Postar um comentário