terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Vovôs Maravilha

Imagem extraída de www.facebook.com/vascodagama



Ramón Díaz e Luiz Felipe Scolari têm muito em comum: já são avôs, venceram a Libertadores durante os anos 90, estão milionários e, teoricamente, já poderiam estar desfrutando tranquilamente de tudo o que conquistaram. Os dois treinadores, porém, aceitaram o desafio de tirar suas respectivas equipes da crise a despeito dos riscos de mancharem suas imagens. E ambos conseguiram ao comandaram reações improváveis neste segundo turno.

O Pelado, que estava sem clube após deixar o Al-Hilal, aceitou comandar o Vasco na luta contra o rebaixamento em julho de 2023. O argentino teve direito a um belo pacote de reforços (Gary Medel, Paglo Vegetti, Dimitri Payet, ...) e liderou uma reação inacreditável do Cruzmaltino, que estava com apenas 9 pontos na tabela e foi a 45, suficiente para no bajar.

Felipão, que já estava aposentado e trabalhando como dirigente no Athletico Paranaense, não resistiu ao convite do Galo e seu elenco estrelado. O gaúcho, após um início lento sem nenhuma vitória, conquistou o grupo com seu estilo que combina rigidez com paternalismo. O Atlético Mineiro reagiu bem e lutou pelo título brasileiro contra o Palmeiras até a última rodada.



Imagem extraída de www.facebook.com/atletico

 

Ramón e Felipão até seriam considerados "ultrapassados" a primeira vista, afinal o auge dos dois veteranos já foi há muito tempo. Os dois treinadores, porém, demonstraram que ainda são capazes de montar equipes competitivas e também de motivar seus jogadores a despeito do futebol ter mudado bastante desde os anos 90.

A dupla estava sem mercado antes de assinarem com seus atuais clubes -o último trabalho de Felipão havia sido o emergente Athletico Paranaense enquanto Pelado estava desfrutando dos "petrodólares" na Arábia Saudita. Os dois veteranos, porém, mostraram que ainda têm lenha para queimar e, com o sucesso obtido em 2023, ambos podem ter reaberto as portas dos grandes times.

Ramón Díaz e Luiz Felipe Scolari já não gozam do mesmo prestígio dos anos 90 mas provaram que não estão ultrapassados e que ainda podem prestar bons serviços a despeito do tempo de carreira. Se conseguirem manter a toada durante as próximas temporadas, os dois "vovôs" podem trazer mais alegrias para os seus torcedores. E com menos sustos desta vez.



Imagem extraída de www.facebook.com/vascodagama




Nenhum comentário:

Postar um comentário