quarta-feira, 3 de junho de 2015

Espanha X Itália

Imagem extraída de https://www.facebook.com/uefaeuro



Não, eu não errei a foto. Já faz algum tempo que Barcelona e Juventus não se enfrentam, mas o duelo pode ser tranquilamente comparado a um encontro entre Espanha e Itália. Motivo? A base da Seleção Espanhola entre 2008 e 2014 era composta quase que totalmente por atletas do Barcelona (Xavi, Iniesta, Busquets, Piqué, Alba e Pedro, além de Puyol, Villa e Fàbregas, que não jogam mais pelo clube) enquanto a base da Itália entre 2010 e 2014 era a própria Juve (Buffon, Bonucci, Barzagli, Chiellini, Pirlo e Marchisio, além de Giaccherini que já deixou o clube).

Os estilos, contudo, mudaram um pouco em decorrência da troca de treinadores. O Barcelona ainda troca muitos passes, mas demonstra mais eficiência na marcação e há mais espaço para as jogadas individuais sob a batuta de Luis Enrique. A Juventus, por sua vez, é um time menos elegante e mais "eficiente" sob o comando de Massimiliano Allegri: não há mais toque de bola como nos tempos de Antonio Conte, a marcação é mais forte e a equipe se movimenta mais em campo.

O Barcelona, sob o ponto de vista tático, ainda atua no 4-3-3, mas há mais jogadores voltando para marcar quando o time fica sem a bola, incluindo Lionel Messi atuando na função de "falso nove". O meia Rakitić, alternando as funções de armador e de volante, contribui com as funções defensivas além de ser o principal articulador dos contra-ataques catalães.



F.C. Barcelona 4-3-3 football formation
Possível formação do Barcelona: time atuando no 4-3-3, com
Messi mais recuado e com Rakitić alternando as funções de
volante e meia. Há, ainda, a possibilidade de Mascherano ser
adiantado para o meio-de-campo mudando o esquema para
3-4-3 (obtido via www.footballuser.com).



A Juventus, por sua vez, trocou o 3-5-2 de Conte pelo 4-4-2. O meio-de-campo, aliás, é formado apenas por volantes de ofício (Vidal, Marchisio, Pirlo e Pogba).O quarteto, porém, possui boa saída de bola e consegue muito bem carregar o piano (exceto o já veterano Pirlo) para que Tévez ou Morata completem o serviço. Os volantes podem ser dispostos em linha (como foi feito contra o Real Madrid) ou em losango, com Pirlo atuando centralizado entre os zagueiros, Marchisio ou Pogba jogando como "trequartistas" e os demais abertos pelos lados.



Juventus 4-4-2 football formation
Juventus no 4-4-2: os meio-campistas estão dispostos em
linha, mas Pirlo pode recuar e ficar centralizado entre os
zagueiros, enquanto Marchisio ou Pogba podem ser
 adiantados e atuarem como "falsos noves" ou "trequartistas".
Tévez pode, ainda, recuar um pouco e buscar a
bola enquanto Morata fica como referência na área
(obtido via www.footballuser.com).



Os destaques das duas equipes, coincidentemente, são dois atacantes argentinos. Messi, do Barcelona, dispensa comentários, enquanto Tévez, após muitas passagens frustrantes por clubes ingleses, finalmente se acertou em um time Europeu e vive o auge de sua carreira aos 30 anos. Messi se destaca mais pelo talento e técnica, enquanto Tévez é mais raça. Dois estilos distintos para dois jogadores oriundos de um mesmo país.

Quem vai levar a melhor? Eu, como sempre, estou na torcida pelo melhor futebol, que é representado pelo Barcelona. Analisando-se os desempenhos das duas equipes, contudo, fica difícil desmerecer qualquer uma delas, afinal ambos os times fizeram grandes campanhas, faturaram todos os troféus possíveis da temporada até o momento e ambos têm a chance de conquistar a Tríplice Coroa.

O Barça, a meu ver, leva a melhor sob o ponto de vista técnico, enquanto a Juve tem atletas melhores sob o ponto de vista físico. Penso que os catalães tomarão a iniciativa enquanto os italianos devem jogar mais nos contra-ataques. É bom lembrar, no entanto, que o Tiki-Taka e o "ônibus" já são técnicas manjadas e os treinadores terão de acrescentar variedade de jogo em seus times se não quiserem perder o troféu.

Que vença o melhor.



Leia mais:

ESPN- Especial Barcelona x Juventus - Trio 'MSN' dos 120 gols não é só talento, mas sintonia e jogo coletivo: http://espn.uol.com.br/post/515064_especial-barcelona-x-juventus-trio-msn-dos-120-gols-nao-e-so-talento-mas-sintonia-e-jogo-coletivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário