domingo, 21 de junho de 2015

O Duelo das Seleçõezzzzzzzz...

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CONMEBOL1916CSF



Como estava acompanhando o Brasil na Liga Mundial de Vôlei, assisti apenas a alguns trechos do primeiro tempo do confronto entre Colômbia e Peru. E, pelo pouco que eu vi da primeira etapa, não perdi muita coisa.

Findado aquele massacre do Brasil sobre a Itália, voltei para a Copa América e prontamente me veio a pergunta: essas seleções estavam realmente querendo uma vaga nas quartas-de-final?

A apatia e desinteresse da Colômbia foi algo que realmente impressionou: a maioria dos jogadores foi a campo como se já estivessem com a classificação assegurada. Os dois times precisavam ganhar e um empate seria pior para os Cafeteros, que estavam na lanterna do Grupo C (apesar da vitória sobre o Brasil na quarta) e precisariam torcer para que o confronto entre Brasil e Venezuela tivesse um vencedor.

O Peru entrou um pouco mais interessado em vencer, mas faltava qualidade técnica no time andino. Os Incas só sabiam criar chances na correria ou na raça, perdiam facilmente a bola para a defesa colombiana e ainda davam espaço para os contra-ataques de Cuadrado pelas pontas. O jogador do Chelsea, por sinal, era um dos poucos colombianos que pareciam ter vontade de jogar bola.



Os dois times no 4-4-2: Peru buscou mais jogo, mas não
tinha talento ou qualidade técnica para furar a defesa
colombiana. Colômbia, sonolenta, praticamente não
jogou na primeira etapa (obtido via this11.com).



A Colômbia, com as substituições, buscou um pouco mais jogo, principalmente com Cuadrado e Jackson Martínez, mas só os dois não conseguiam carregar o resto do time no ataque. Peru coloca mais atacantes em campo em busca do gol, mas a defesa colombiana continuava eficaz, principalmente com o garoto Murillo.



Os dois times no 3-4-3 após as mudanças: Cuadrado, jogando
pelos dois lados, tenta criar, mas não consegue fazer a bola
chegar nos atacantes. Peru tenta atacar com Advíncula e
Guerrero apoiados por Farfán, mas a defesa colombiana
abafa (obtido via this11.com).



Confesso que não estava com nenhuma vontade de comentar esse jogo, mas eu o fiz porque faço questão de deixar minha opinião sobre os times.

A Colômbia possui um grande elenco. É o time mais completo e com melhor conjunto em minha opinião, mas os Cafeteros não fizeram nenhuma partida decente nesta Copa América. Jogou suas três partidas iniciais respeitando demais o adversário e atuando de forma apática, tirando uns poucos jogadores como Cuadrado, Murillo, Armero e Jackson Martínez. Falcao García e James Rodríguez, que deveriam ser os craques do time, sumiram desde o jogo contra e Venezuela e estão devendo futebol. Deram sorte porque o Brasil ajudou os Cafeteros duas vezes na competição: cometendo muitas faltas perto do gol de Jefferson e depois derrotando a Venezuela. Pelo futebol que jogou, a Colômbia nem merecia ir para o mata-mata.

O Peru tem seus méritos: é esforçado, brigador e até faz algumas tabelas, mas sua defesa é muito frágil, principalmente pela direita com o ofensivo Advíncula. O meio-de-campo também não é lá essas coisas e o time depende muito dos carregadores de piano ou da raça de Guerrero para criar alguma coisa. Ainda assim, acho que os Incas mereciam muito mais a classificação que a Colômbia por terem lutado pela a vaga.

Estou na esperança que essas duas equipes melhorem na próxima fase, onde a derrota significa a eliminação, mas eu não estou lá muito confiante.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CONMEBOL1916CSF


Nenhum comentário:

Postar um comentário