terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Suárez: Bom ou Mau Negócio?

Imagem extraída de www.facebook.com/LuisSuarez9



Termina a temporada no futebol brasileiro e as páginas de esportes mais se assemelham a tabloides de fofocas, visto que as especulações a respeito de transferências de jogadores tomam conta dos periódicos. E, desta vez, surgiu uma bomba afirmando que o atacante uruguaio Luis Suárez pode desembarcar em Porto Alegre para defender o Grêmio em 2023.

O Grêmio ainda não admite formalmente as negociações visto que o atacante, que está livre no mercado após deixar o Nacional, ainda gostaria de retornar à Europa mas o Pistolero já demonstrou simpatia à proposta do Imortal. O clube gaúcho ofereceria um salário astronômico que seria pago por parceiros ou patrocinadores, mais ou menos nos mesmos moldes de Daniel Alves em sua passagem pelo São Paulo.

O futebol brasileiro sempre foi muito receptivo a craques em fim de carreira. Mesmo em decadência, os veteranos ainda conseguiam acrescentar algo aos nossos clubes e ainda faziam a diferença em nossos gramados. Um bom exemplo foi Ronaldo que, mesmo longe da forma física ideal e beirando os 40 anos, conquistou dois títulos pelo Corinthians.

Suárez sempre foi um jogador problemático. Sua carreira foi marcada por casos de agressões em campo e de racismo, mas o uruguaio deu a volta por cima no Barcelona e nunca mais se envolveu em polêmicas. Hoje, portanto, ele seria uma ótima referência aos colegas gremistas, tanto pela personalidade quanto pelo talento.



Imagem extraída de www.facebook.com/LuisSuarez9



O futebol brasileiro, porém, já não pode mais ser considerado o paraíso dos veteranos como era durante os anos 90 e 2000. Embora não seja tão exigente sob o ponto de vista físico como na Europa, o nosso esporte está menos tolerante com a lentidão, a baixa combatividade ou o excesso de lesões. E isto foi agravado através das redes sociais com os torcedores cobrando atletas no Twitter, Instagram ou Facebook.

Suárez, aos 35 anos, já não é mais aquele atacante espetacular que faturou a Tríplice Coroa pelo Barcelona em 2015. Nós brasileiros pudemos testemunhar isto de perto quando o Pistolero teve uma atuação apagada pelo Nacional contra o Atlético Goianiense na Sulamericana deste ano. Na ocasião, o Dragão acabou eliminando o Bolso pelo placar agregado de 4x0.

A Copa do Mundo também deixou evidente o quanto o tempo foi cruel com Luisito. O jogador não anotou nenhum gol na competição, foi presa fácil da marcação adversária e não ficou os 90 minutos em campo em nenhuma das partidas disputadas. Demonstrações de que o atleta já não consegue mais atuar em alto nível.

O modelo que o Grêmio adotaria para pagar os salários, ademais, é bastante arriscado visto que a economia ainda sente os efeitos da pandemia e poucas empresas teriam condições de arcar com os vencimentos. Ademais, tivemos o caso de Daniel Alves no São Paulo onde nenhum parceiro ou instituição se interessou em explorar a imagem do lateral e o jogador deixou o clube alegando atrasos.

Suárez, caso realmente venha para o Brasil, seria um reforço muito bem-vindo. O torcedor, porém, precisa ter consciência de que o auge físico e técnico do uruguaio já se foi há algum tempo. Ademais, não se sabe se todo o investimento previsto no jogador trará o retorno esperado.



Imagem extraída de www.facebook.com/LuisSuarez9




Nenhum comentário:

Postar um comentário