segunda-feira, 17 de junho de 2024

Ensanduichados

Stanciu deu início ao massacre romeno (imagem
extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Os treinadores defensivistas descobriram o antídoto para o Tiki-Taka no início da década de 2010: diminuir o espaço por onde a bola possa circular. A "azarona" Romênia se valeu de tal recurso contra a Ucrânia que dispunha de atletas mais talentosos. Com linhas compactas e "ensanduichando" o meio-campo Syn'o-Zhovte, os Tricolorii massacraram os ucranianos.

Tanto Edward Iordănescu da Romênia quanto Serhiy Rebrov da Ucrânia escalaram suas equipes em 4-1-4-1. Os Syn'o-Zhovte tentaram atacar principalmente com seu fortíssimo lado esquerdo com Zinchenko e Mudryk trocando passes e tentando acionar Dobvyk.

A resposta romena foi com duas linhas de quatro compactas no meio-de-campo que isolaram Dovbyk e impediram a Ucrânia de trocar passes. Os Syn'o-Zhovte tentaram, então, mais jogadas individuais pelos lados mas os laterais Tricolorii trataram de interceptar os cruzamentos.

A Romênia também utilizou suas duas linhas de quatro para avançar "em bloco" para pegar eventuais rebotes ou dificultar os contra-ataques da Ucrânia. Após um bate-rebate na área de Lunin, Stanciu pegou a sobra e deu um chute certeiro de fora da área para abrir o placar.



Os dois times em 4-1-4-1: Ucrânia tenta atacar pelo lado esquerdo
mas encontra um ferrolho amarelo no caminho. Romênia
"ensanduícha" os meias ucranianos e respondem com contra-
ataques em bloco (imagem obtida via this11.com).

 

A Ucrânia segue na estratégia de atacar pelos lados mas é surpreendida por novos contra-ataques em bloco da Romênia e leva mais dois gols: um belos chute de fora da área de Răzvan Marin e um arremate de Drăguș após cruzamento de Man pela direita.

Serhiy Rebrov escancara o time enquanto os romenos, visivelmente cansados, não conseguem manter as linhas e oferecem espaços aos ucranianos. Mesmo assim, a defesa Tricolorii faz seu papel e os Syn'o-Zhovte pouco ameaçam o goleiro Niță. O treinador da Zbirna até é visto chorando no banco tamanho o massacre.

A Romênia, que possui poucos jogadores de renome, surpreende na Eurocopa e se candidata à surpresa da competição. Mesmo diante de um rival com mais destaques individuais, a Tricolorii não se intimidou e se impôs diante da Ucrânia. Grande partida do treinador Edward Iordănescu que "ensanduichou" a Zbirna com suas linhas compactas.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário