terça-feira, 25 de junho de 2024

Por que Não Fizemos Isto Antes?

Lewandowski colocou areia no plano dos franceses
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



A Polônia, quem diria, resolveu jogar pra valer em seu jogo final na Euro 2024. Sem mais nada a perder por não ter mais chances de classificação, os Biało-Czerwoni foram mais corajosos em campo com linhas mais altas e conseguiram arrancar um improvável empate contra a favorita França, que lutava pelo primeiro lugar no grupo. Diante do feito, fica o questionamento: por que Michał Probierz e seus comandados não tiveram a mesma atitude durante as partidas anteriores?

Didier Deschamps utilizou o 4-3-3/3-5-2 com Barcola e Tchouaméni nos lugares de Thuram e Griezmann. Probiers, novamente, foi de 3-4-3/5-3-2 com a proposta de jogar nos contra-ataques pelas pontas.

Os Bleus tomaram a iniciativa avançando com os ponteiros e buscando os meias para fazer a bola circular. Mbappé, usando uma proteção no rosto, movimentou-se para abrir espaços na zaga polonesa. Os Biało-Czerwoni, porém, surpreenderam ao distribuir melhor seus atletas em campo e utilizou linhas altas para dificultar a troca de passes francesa. A resposta, como sempre, foi pelas pontas buscando Lewandowski e usando a mobilidade de Urbański para dar apoio ao seu camisa 9. A partida foi bastante disputada e equilibrada durante todo o primeiro tempo, que terminou em um justo empate por 0x0.



França, em 3-5-2, adianta as linhas, avança com os alas e troca
passes em busca de brechas na defesa rival. Polônia, em
5-3-2, "compra a briga" com jogadores melhor distribuídos em
campo e responde pelas pontas buscando Lewandowski, além
de usar a movimentação de Urbański como suporte
(imagem obtida via this11.com).



Os times mantém as estratégias durante a segunda etapa e os Bleus conseguem um pênalti após Kiwior acertar Dembélé na área -Mabppé converte. O treinador Didier Deschamps, porém, se precipita ao trocar Rabiot, Kanté e Barcola por Camavinga, Griezmann e Giroud. Com isso, a França perde o meio-de-campo e a Polônia avança perigosamente até Świderski também ser atingido na área por Upamecano. Lewandowski cobra com perfeição e empata para os Biało-Czerwoni.

França se classifica mas paga pela precipitação de Deschamps e agora enfrentará um adversário teoricamente mais difícil nas oitavas por ter avançado em segundo no Grupo D. Polônia faz bonito em seu último jogo mas também deixa aquela sensação de que poderia ter feito mais. Os Biało-Czerwoni não eram favoritos mas deixaram evidente de que tinham time para irem mais longe na competição.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário