sábado, 22 de junho de 2024

Os Trapalhões

Bernardo Silva deixou o dele e deu muito trabalho aos
turcos (imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Dois fatos marcaram o confronto entre Turquia e Portugal. O primeiro, obviamente, foi a goleada que as Quinas impuseram sobre os Yıldızlılar, o que valeu a classificação antecipada aos lusitanos. E o segundo foi a lambança protagonizada pelo zagueiro Akaydin que recuou mal uma bola e acabou investindo conta o próprio patrimônio.

Vicenzo Montella escalou a Turquia em 4-1-4-1 e optou por abrir mão de seus garotos, Güler e Yıldız, para apostar em atletas mais vividos dada a dificuldade do adversário. Roberto Martínez, por sua vez, foi de 4-2-3-1 e evitou as "invenções" da estreia.

As Quinas tomaram a iniciativa com avanços pelos lados com os pontas e laterais enquanto Ronaldo se movimentou próximo à área de Bayındır para atrapalhar a marcação turca. Os Yıldızlılar, mais recuados, contra-atacaram principalmente pela esquerda com Kadıoğlu.

Não tardou para os talentosos portugueses abrirem o placar com Bernardo Silva após bela inversão de Rafael Leão, com direito a Ronaldo fingindo que receberia a bola e enganando a defesa turca. Minutos depois, Cancelo, em uma jogada despretenciosa pela direita, erra o passe e entrega a pelota para Akaydin, mas o zagueiro recua mal e engana o goleiro Bayındır.



Portugal, em 4-2-3-1, avança com os ponteiros e laterais, além
de usarem Ronaldo como "isca" para a marcação rival. Turquia,
em 4-1-4-1, não encontra espaços para trocas passes com seus
meias e conta apenas com as subidas de Kadıoğlu pela
esquerda (imagem obtida via this11.com).



Roberto Martínez tira Rafael Leão (amarelado) e coloca o volante Rúben Neves para soltar o apagado meia Bruno Fernandes. A mudança surte resultado e o meia do Manchester United avança com Ronaldo em contra-ataque para das números finais ao jogo já no início da segunda etapa. Os turcos, que sentem a iminência da derrota, avançam as linhas mas são detidos pelos volantes e zagueiros portugueses. Os Yıldızlılar, não obstante, passam a cometer muitas faltas e promovem um festival de cartões amarelos.

As Quinas comemoram a classificação antecipada e poderão descansar o elenco contra a Geórgia. Já os Yıldızlılar terão um confronto direto coma República Checa na terceira rodada. O lance de Akaydin e Bayındır certamente ainda vai dar muito o que falar no vestiário visto que o gol contra comprometeu a reação turca. A dupla, não obstante, é candidatíssima ao Flop da rodada aqui no blog!



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário