segunda-feira, 24 de junho de 2024

Sim, o Tiki-Taka Ainda Funciona!

Ferran Torres fez o único gol do jogo (imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



A Espanha, assegurada na primeira colocação do Grupo B, resolveu dar uma chance aos reservas, mas os suplentes não tinham o mesmo entrosamento para realizarem aquelas jogadas intensas exibidas durante as duas primeiras partidas. A solução foi voltar ao velho Tiki-Taka de Luis Aragonés e Vicente del Bosque. E não é que funcionou? O desespero da Albânia, que precisava da vitória para ter chances de classificação, ajudou a Furia se impor.

Ambos os times foram a campo em 4-2-3-1. Luis de la Fuente adotou linhas altas para explorar o desespero dos albaneses. Sylvinho, por sua vez, manteve sua Albânia mais recuada pra buscar contra-ataques às costas da zaga espanhola.

A Furia tomou a iniciativa com muito toque de bola, principalmente pela direita, em busca de espaços na marcação albanesa para acionar seus três homens de frente. Os Kuq e Zinjtë, por sua vez, permaneceram recuados durante a maior parte do primeiro tempo e responderam pela esquerda com Bajrami ou com lançamentos para Manaj.

A Espanha não tardou a colocar a Albânia nas cordas e, com uma bela trama pela direita, Dani Olmo acionou Ferran Torres para fuzilar Strakosha. Os Kuq e Zinjthë não se abateram com a desvantagem no placar e tentaram avançar suas linhas mas foram facilmente interceptados pela marcação alta da Furia.



Ambos os times em 4-2-3-1. Espanha troca passes principalmente
pela direita e tenta acionar seus atacantes. Albânia, mais recuada,
tenta responder pela esquerda com Bajrami aproveitando os
espaços ou com bolas longas para Manaj (obtido via this11.com).



Os Kuq e Zinjtë conseguiram adiantar um pouco mais suas linhas durante o segundo tempo mas a Furia manteve o controle das ações. A Espanha ensaiou alguns contra-ataques -De la Fuente até colocou Lamine Yamal para dar velocidade ao seu time- mas o objetivo era muito mais manter a bola no campo de ataque do que buscar o segundo gol.

Sylvinho, sentindo a iminência da eliminação, escancara seu time e coloca seus jogadores para cruzarem bolas na área de Raya mas a ansiedade dos albaneses os impede de trabalharem melhor as jogadas. E os Kuq e Zinjtë se despedem da Euro 2024.

A Albânia vai embora da Alemanha sem vitórias mas realizando uma campanha honesta e compensando suas limitações técnicas com muito brio em campo. A Espanha, mesmo sem a intensidade dos dois primeiros jogos, demonstrou que o bom e velho Tiki-Taka ainda tem suas utilidades. Cabe a ressalva que o desespero dos albaneses facilitou o trabalho da Furia que teve espaço para circular a bola à vontade.

Em tempo: gostaria de parabenizar o meia/lateral Jesús Navas, um de meus jogadores favoritos. O atleta, aos 38 anos, é o mais velho a entrar em campo pela Furia em uma Eurocopa! E o defensor do Sevilla ainda foi o capitão da Espanha contra a Albânia! Enhorabuena!



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário