quarta-feira, 19 de junho de 2024

Gentileza Gera Gentileza

Escócia e Suíça lutaram muito mas não saíram do empate
(imagem extraída de www.facebook.com/Swiss.Nati.Men).



Escócia e Suíça lutaram muito mas não conseguiram sair de um empate por 1x1. Ambos os gols saíram em falhas da defesa -um chute de McTominay que desviou em Schär e uma entregada de Ralston que Shaqiri aproveitou para igualar o placar. Pode-se dizer que os Tartans "retribuíram a gentileza" da Nati em campo.

Steve Clarke repetiu o 3-4-3/5-4-1 da rodada anterior mas com Hanley e Gilmour nos lugares de Porteous e Christie. Murat Yakin, por sua vez, foi de 3-4-3 variando para 4-2-3-1 com Shaqiri na vaga de Duah.

Os Tartans mantiveram a estratégia de apostar nos contra-ataques pelos lados mas distribuíram melhor seus jogadores em campo para dificultar a ação dos meio-campistas suíços. A Nati, com menos espaço para circular a bola, também atuou pelos flancos e se valeu da movimentação de Shaqiri para abrir espaços na marcação rival.

A Escócia também lançou mão de seus talentos individuais -Robbo pela esquerda e McTominay pela direita. Com ajuda de sua dupla mais talentosa e da imposição física, os Tartans foram imprensando a Suíça até que o camisa 4 deu um chute que desviou em Schär e enganou Sommer. A sorte da Nati foi que, minutos depois, Ralston "devolveu a gentileza" ao sair jogando errado e Shaqiri não perdoou.



Suíça, em 4-2-3-1, avança pelas pontas e utiliza a movimentação
de Shaqiri para abrir espaços na defesa rival. Escócia, em 5-4-1,
ocupa espaços para dificultar a troca de passes dos suíços e contra-
ataca com Robertson e McTominay (obtido via this11.com). 



O jogo torna-se mais aberto durante o segundo tempo com os dois times partindo para a "trocação", havendo chances claras de gols para ambos os lados -e ambos desperdiçaram. A Escócia segue apostando na imposição física de seus atletas e acaba cometendo muitas faltas ao longo da etapa complementar. Os treinadores, sabendo que o empate poderia complicar suas equipes na tabela, realizam mudanças em busca do gol mas a igualdade persiste.

O resultado foi um pouco melhor para a Suíça que vai a quatro pontos e ainda pode sonhar com a liderança da chave -precisará vencer a Alemanha na próxima rodada. Escócia soma seu primeiro ponto e também pode vislumbrar a classificação desde que vença a Hungria na próxima partida -ainda há chances matemáticas de alcançar a Nati no grupo e quatro pontos costumam ser suficientes para ficar entre os melhores terceiros colocados.

Escócia e Suíça terminam em um justo empate marcado por muitas batalhas táticas e, principalmente, por falhas bizarras de seus zagueiros. Quem diria que dois adversários pudessem ser tão "gentis" em campo com relação aos gols!



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário