sábado, 22 de junho de 2024

Juntos Até o Fim

Mamardashvili garantiu o empate para a Geórgia
(imagem extraída de twitter.com/EURO2024).



Geórgia e República Checa perderam na estreia e precisavam da vitória para não se complicarem na tabela. Os dois rivais, contudo, não passaram de um empate -que até foi comemorado pelos Jvarosnebi por ser o primeiro ponto somado na Eurocopa em sua história- e ambos podem ter dado adeus à competição com o resultado.

Willy Sagnol escalou o time em 5-4-1/5-3-2 dependendo do posicionamento de Kvaratskhelia e com a proposta de jogar novamente nos contra-ataques. Ivan Hašek também optou pelo 5-4-1 com a República Checa propondo o jogo.

Os checos, sem muita velocidade, optaram pelo toque de bola para se aproximar da meta rival. A equipe de Hašek utilizou linhas altas e a imposição física de seus atletas para pressionar a Geórgia, mas esbarraram no goleiro Mamardashvili. Para piorar, o VAR invalidou um gol de Hložek por um braço na pelota. Os Jvarosnebi, como sempre, responderam pelo lado esquerdo com Kvaratskhelia.

A Geórgia, que parecia satisfeita com um empate, foi tirando proveito das faltas cometidas pelos checos e também dos escanteios cedidos. Em uma das bolas levantas na área de Staněk, o VAR detectou mais uma bola desviada na mão de Hložek e Mikautadze abriu o placar para os Jvarosnebi de pênalti.



República Checa, em 5-4-1, adianta as linhas, se impõe com o
tamanho de seus atletas e troca muitos passes, mas esbarra em
Mamardashvili. Geórgia, também em 5-4-1, responde pela
esquerda com Kvaratskhelia (imagem obtida via this11.com).



A República Checa insiste nas linhas altas enquanto a Geórgia opta por segurar o resultado. Schick consegue o empate em um gol chorado após cobrança de escanteio. Os checos cercam a área de Mamardashvili mas o goleiro segue fazendo grandes defesas. Para piorar, ambos os times perdem seus principais jogadores por lesão (Schick e Kvaratskhelia) e o nível da partida diminui consideravelmente. O número de amarelos, por outro lado, aumenta assustadoramente durante os minutos finais.

O empate, pelo contexto da partida, não foi um mau resultado mas ambos os times permanecem colados na tabela e agora terão de encarar adversários muito difíceis na terceira rodada além de torcerem por combinações de resultados. Ao menos, os estreantes Jvarosnebi tiveram motivos para comemorarem com o primeiro ponto de sua história e também com a grande atuação de Mamardashvili.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário