segunda-feira, 17 de junho de 2024

Força X Leveza

Weghorst decidiu um jogo equilibrado (imagem
extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Só existe uma maneira correta de se jogar futebol: a que for mais adequada ao elenco disponível. A Holanda, na base do toque de bola e do dinamismo, e a Polônia, na força física e na bola aérea, proporcionaram um confronto equilibrado e que confrontou a leveza da Oranje contra os grandões dos Biało-Czerwoni. Os Países Baixos se deram melhor -ironicamente, graças ao tamanho de Weghorst- mas qualquer resultado seria justo.

Michał Probierz, sem Lewandowski, escalou seu time em 3-5-2/5-3-2 com a proposta de jogar nos erros da Oranje. Romald Koeman, por sua vez, foi de 3-4-3/3-6-1 com a Holanda tomando a iniciativa e tentando envolver o adversário no toque de bola.

A Oranje fez jus à sua vocação ofensiva e foi para cima triangulando bolas pelos lados, invertendo jogadas e abusando dos jogadores versáteis, mas faltava um camisa 9 para arrematar as chances criadas. Os Biało-Czerwoni, por sua vez, responderam com contra-golpes pelos lados ou com bolas longas (geralmente de Zieliński) buscando o atacante Buksa.

A Polônia abriu o placar em escanteio arrematado justamente por Buska mas a Holanda, persistindo no toque e bola e no dinamismo de seus atletas, deu a resposta com Gakpo em um belo gol à distância. E o primeiro tempo terminou em um justo empate por 1x1.



Holanda, em 3-4-3/3-6-1, triangula bolas pelos lados buscando
Memphis. Polônia, recuada em 3-45-2/5-3-2, responde pelas
pontas ou com bolas longas de Zieliński na direção de Buska
(imagem obtida via this11.com).



Michał Probierz coloca o atacante Świderski, libera Zieliński para atacar e adianta as linhas. Com isso, a Polônia dificulta a saída de bola holandesa e obriga a Oranje a apostar nos contra-ataques. Koeman responde com Maatsen e depois Frimpong para reforçar o lado direito por onde o camisa 10 polonês passou a agir.

Probierz. inexplicavelmente, tira Zieliński quase no final da partida visto que o meia estava bem em campo. Koeman, quase simultaneamente, coloca Weghorst para incomodar a defesa polonesa e o grandão consegue vencer a zaga Biało-Czerwoni.

Holanda e Polônia proporcionaram um jogo equilibrado e divertido. Mais do que isto, foram fiéis aos seus estilos de jogo e demonstraram que não existe uma "maneira certa" de agir em campo, senão àquela mais adequada aos atletas disponíveis: os Biało-Czerwoni, com muitos grandões, apostaram na imposição física e a Oranje, com jogadores mais leves, foram no toque de bola.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário