sábado, 29 de junho de 2024

Sem Saída

Vargas, com um gol e uma assistência, eliminou a Itália
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Quem assistiu à fase de grupos já imaginava a possibilidade da Suíça eliminar a atual campeã Itália visto que a Nati demonstrou mais futebol enquanto a Azzurra ficou devendo. E isso se confirmou quando os Rossocrociati trancaram o time da Velha Bota e foram mais eficientes no ataque.

Murat Yakin foi de 3-4-3 enquanto Luciano Spalletti, com muitos desfalques, adotou um 4-3-3 variando para 4-1-4-1. A Nati adiantou as linhas e pressionou a Azzurra durante toda a primeira etapa. Como os italianos concentraram seus jogadores no meio-de-campo, a Suíça buscou jogo pelas laterais.

A Itália praticamente não conseguiu avançar durante o primeiro tempo (parecia sentir os desfalques de Jorginho e Dimarco) e, aos poucos, foi sendo empurrada em seu próprio campo pela Suíça. Donnarumma salvou a Azzurra na maioria das vezes mas foi surpreendido por uma subida do volante Freuler que abriu o placar após uma trama pela esquerda com Vargas e Aebischer.



Suíça, em 3-4-3, ataca pelos lados. Como o meio-de-campo estava
congestionado, Xhaka e Freuler recuam para liberar Rodríguez e
Schär. Itália, em 4-1-4-1, permanece acuada e respondeu pela
direita algumas poucas vezes (obtido via this11.com).



A Itália foi surpreendida logo no início da segunda etapa quando Vargas ampliou pela esquerda. Spalletti, então, colocou Retegui e Zaccagni mas errou ao tirar Barella. Com as mudanças, a Azzurra até pressionou a Nati mas perdeu o meio-de-campo e levou diversos sustos durante a segunda etapa. O treinador italiano até corrigiu o erro com Pellegrini e Cambiaso, mas era tarde demais para uma reação.

A Nati vai em frente por contar com um time mais aprumado e também pela coragem demonstrada contra a Itália. Os suíços, alias, já haviam exibido a mesma postura contra a Alemanha, em partida onde sofreram um injusto empate. Já a Azzurra terá muito a se explicar. Suas exibições covardes em campo foram indignas de uma equipe que tinha atletas e recursos para fazer melhor. Spalletti, não obstante, não encontrou saídas para vencer a competente marcação adversária.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário