segunda-feira, 24 de junho de 2024

O Jogo Só Termina Quando Acaba

Com este golaço, Zaccagni classificou a Itália no último
minuto (imagem extraída de twitter.com/EURO2024).



O que a Croácia do passado poderia ensinar à Croácia do presente? A seleção enxadrezada chegou a um surpreendente terceiro lugar no último Mundial controlando o ritmo de jogo e esperando pacientemente por um momento de hesitação do adversário. A Hrvatska, porém, já havia provado do próprio veneno na partida anterior contra a Albânia (quando levou um gol de empate durante os últimos minutos) e a historia se repetiu hoje diante da Itália.

Zlatko Dalić escalou a Croácia no 4-3-3/4-1-4-1 com a proposta de trocar passes e esperar por uma brecha na marcação rival. Luciano Spalletti, por sua vez, mudou o esquema para um 3-4-3 "verdadeiro" com três zagueiros, sem utilizar Jorginho ou Di Lorenzo para a "saída de três".

Ambos os times foram "conservadores" durante todo o primeiro tempo com os Vatreni trocando passes em busca de espaço e a Azzurra esperando por uma chance de contra-ataque (geralmente pela esquerda com Dimarco ou com lançamentos longos). Aos poucos, Retegui conseguiu abrir espaços na defesa enxadrezada e a Itália conseguiu criar algumas chances na bola parada.



Croácia, em 4-3-3/4-1-4-1, troca passes mas carece de um
definidor. Itália, em 3-4-3, responde com Dimarco pela esquerda
ou com bolas longas para Retegui (imagem obtida via this11.com).



Dalić coloca o grandão Ante Budimir para bagunçar a defesa italiana e a Croácia chega com mais perigo ao gol de Donnarumma. A arbitragem concede um pênalti à Hrvatska por mão na bola de Frattesi mas Modrić desperdiça. Minutos depois, o camisa 10 dos Vatreni tem sua redenção após pegar um rebote do goleiro italiano.

Spalletti, sentindo a proximidade da eliminação, escancara todo o time com as entradas de Zaccagni, Scamacca e Chiesa. A Croácia tenta controlar o jogo com faltas e cera, o que custaria caro nos instantes finais. Com praticamente todo os jogadores amarelados, a Hrvatska não tem como dar combate e é obrigada a se encolher. A arbitragem acrescenta 8 minutos e o camisa 20 da Azzurra empata a partida na última bola do jogo.

Itália chega a 4 pontos se classifica mas ainda fica devendo em campo. A Azzurra não fez nenhuma partida boa até o momento e necessita melhorar muito se quiser sonhar com o tricampeonato. A Croácia ainda tem chances matemáticas de avançar mas escancara a necessidade de uma renovação mais profunda no elenco, algo que já vinha sendo notado em ciclos anteriores. Não obstante, a Hrvatska aprende uma lição que ela mesma ensinou no passado: o jogo só termina quando acaba.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024



Correção- 22:00: a Croácia não está eliminada mas precisa secar os terceiros colocados de outros grupos para seguir às oitavas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário